O britânico Paul Goodison nem precisou fazer uma boa regata da medalha para garantir o ouro olímpico na classe Laser nesta terça. Goodison chegou em nono lugar entre os dez que participaram da prova, mas a sua regularidade ao longo da disputa já havia lhe deixado muito próximo do título.
Goodison chegou à regata da medalha com 18 pontos perdidos a menos do que o sueco Rasmus Myrgren. Para levar o ouro, ele só precisava evitar uma vitória do rival.
O britânico segurou Mygren na décima posição durante toda a prova, e fez com que o sueco terminasse sem uma medalha sequer. "Foi bem estressante, mas esta era a única maneira de garantir a medalha de ouro", disse o britânico ao final da regata.
O velejador de 30 anos havia sido o quarto colocado na classe Laser em Atenas, ocasião em que Robert Scheidt foi bicampeão olímpico. Em Pequim, nenhum dos 42 concorrentes foi páreo para ele.
O vencedor da regata da medalha da Laser foi o neozelandês Andrew Murdoch, que terminou a quinta colocação no geral. A medalha de prata foi para a Eslovênia, com Vasilij Zbogar, e o bronze ficou com o italiano Diego Romero.
O Brasil tinha apenas um representante na Laser. O catarinense Bruno Fontes estreou em Jogos Olímpicos com a responsabilidade de substituir Robert Scheidt na classe, mas encerrou a participação em 27º após nove regatas.
FemininoNa classe Laser Radial, disputada somente por mulheres, a norte-americana Anna Tunnicliffe, número um do ranking e estreante em Jogos, assegurou o ouro olímpico com um segundo lugar na regata da medalha.
A vencedora da prova decisiva foi Gintare Volungeviciute, da Lituânia, que ficou com a medalha de prata, a primeira do seu país na vela. A chinesa Lijia Xu chegou em terceiro e ficou com o bronze.
O pódio confirmou a classificação geral da classe antes da regata da medalha, já que as três melhores colocadas ocuparam as três primeiras colocações da prova decisiva.
*Atualizada às 6h