UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 03h09

Bimba amarga 33º lugar e não tem mais chances de medalha na RS:X

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, chegou em 33º lugar na décima regata da classe RS:X nesta terça e deu adeus às chances de pódio nos Jogos de Pequim. Em quinto na classificação geral, ele vai disputar a regata da medalha, mas a sua pontuação o impede de chegar entre os três primeiros.

Don Emmert/AFP
Bimba, quarto colocado em Atenas-2004, não terá chance de medalha em Pequim
PERFIL DE RICARDO WINICKI
MINUTO A MINUTO DOS JOGOS
Bimba já começou mal e esteve em último lugar durante a passagem das duas primeiras bóias. No final da regata, ele ainda ganhou duas posições, mas não foi suficiente para continuar na briga por medalha. O vencedor da prova foi o chinês Aichen Wang, que também não tem chances de pódio.

O brasileiro chegou 7min28s depois do chinês. Então líder geral da classificação, o neozelandês Tom Ashley, campeão mundial e favorito ao título, também teve um mau desempenho e chegou apenas uma posição à frente de Bimba.

O desempenho do brasileiro na última prova antes da regata que define os medalhistas foi o pior de toda a participação dele em Pequim. Os 33 pontos foram descartados e substituídos pelos 13 que ele perdeu na terceira regata, mas ainda assim a diferença dele para o terceiro colocado é de 21 pontos.

Na regata da medalha, que vale o dobro e é disputada somente pelos dez melhores colocados, quem chegar em décimo perde 20 pontos. Portanto, mesmo com uma combinação favorável de resultados, Bimba não consegue alcançar Tom Ashley, que está em terceiro lugar com 46 pontos. Caso o brasileiro vença, terá 67 pontos perdidos, e Ashley teria 66 mesmo com a última colocação.


O título da RS:X será disputado ponto a ponto na regata da medalha. O líder Julien Bontemps, da França, tem 45 pontos perdidos e é seguido de perto por Nick Dempsey, do Reino Unido, e Tom Ashley, que perderam 46 pontos cada um. Na quarta posição, o israelense Shahar Zubari tem 54 pontos perdidos e pode surpreender na briga pelo pódio.

Feminino

Na décima regata da RS:X no feminino, a brasileira Patrícia Freitas, que já não tinha mais chances de medalha, se despediu da raia de Qingdao com um 20º lugar. Ela terminou em 18º na classificação geral, com 135 pontos perdidos. Foi a primeira participação de Patrícia em uma Olimpíada.

A vencedora da regata foi a chinesa Jian Yin, favorita ao título. Além dela, vão disputar o pódio a italiana Alessandra Sensini, a britânica Bryony Shaw, a australiana Jessica Crisp e a espanhola Marina Alabau. As regatas da medalha da classe RS:X começam na quarta-feira, a partir das 2h (horário de Brasília).

Compartilhe: