UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Reino Unido

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
19 13 15 47
Posição Ouro Prata Bronze Total
188 241 237 666
Capital
Londres
Idioma
Inglês
Área do território
241.590 km2
População
60,9 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista
PIB
US$ 2,7 trilhões*
Moeda
Libra
Posição no IDH
16º (0,946)**

Já focados em 2012, britânicos tentam manter a unidade e a força

Enquanto todos os países se preparam para Pequim, o Reino Unido está quatro anos adiante. Como organizador dos Jogos Olímpicos de 2012, que acontecerão em Londres, o país tem se concentrado no objetivo de ter os melhores resultados de sua história nas próximas Olimpíadas. Tanto é assim que os britânicos pensam em resolver o problema dos esportes coletivos com um time unificando os selecionados de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte e assim cumprir o direito do país anfitrião de disputar todas as modalidades.

Nestes Jogos, os cerca de 300 atletas, aproximadamente, da delegação britânica vão a Pequim atrás de medalhas em esportes tradicionais, como hipismo, tiro com arco, natação e atletismo. Curiosamente, pela primeira vez na história, as grandes esperanças de medalha estão nas mãos das mulheres. Mesmo que ainda minoria na delegação, elas estão mais bem colocadas do que os homens.

Kelly Sotherton, do heptatlo, é um exemplo. Ela virou favorita depois que suas duas maiores rivais anunciaram que não iriam aos Jogos. A aposta está também na equipe feminina de remo, representada por Katherine Grainger, medalhista de prata em Atenas. Mas elas terão que se esforçar muito para superar as chinesas, que venceram duas das três etapas da Copa do Mundo de remo este ano. Outra promessa de medalha é Victoria Pendleton, considerada a melhor ciclista de pista do mundo.

Uma das melhores atletas britânicas, a velocista Christine Ohuruogu quase fica de fora dos Jogos. Ela foi obrigada a cumprir uma pena de um ano sem competir por ter perdido três testes surpresas antidoping. Em 2007, no Mundial de Osaka, pouco depois de voltar a competir, Christine surpreendeu a todos com uma disparada na reta final dos 400 m rasos e foi campeã.

A grande performance do esporte feminino no país pode ter sua origem na tradição de revoluções e conquistas da região. Um dos oito países mais ricos do mundo, o Reino Unido foi a grande potência mundial até o final do século 19, sempre envolvida nos principais acontecimentos da história. Entre eles, a criação de esporte (na Era Vitoriana foi regulamentada a maioria das modalidades) e dos países (no processo de descolonização) desde guerras a movimentos artísticos. Berço da Revolução Industrial, a ilha perdeu seu posto para os Estados Unidos no século 20, mas continua como um dos pilares da economia mundial.

O Reino Unido conta também com atletas da Irlanda do Norte - os protestantes normalmente escolhem jogar com o "Team GB", enquanto os católicos costumam representam a Irlanda independente ao sul do território. Este ano, 43% deles optaram por defender a bandeira irlandesa. Esta também é a porcentagem de católicos que vivem no país.

Astro

EFE

Ciclismo

O time vai com estrelas. Além de Chris Hoy (f), C. Newton e Rebecca Romero, Victoria Pendleton, Shanaze Reade e G. Thomas são nomes fortes.

Curiosidade

Reuters

Carruagens de fogo

Famoso por sua música-tema, o filme de 1981 conta a disputa de dois britânicos na prova dos 100 m rasos do atletismo nos Jogos de Paris-1924

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: