Um dos favoritos a conquistar a medalha de ouro na categoria até 69 kg do boxe olímpico, o cubano Carlos Banteaux avançou à semifinal da competição ao derrotar o egípcio Hosam Abdin por 10 a 2 neste domingo, em Pequim.
Banteux, que havia vencido anteriormente Billy Saunders, do Reino Unido, por 13 a 6, também passou com facilidade pelas quartas-de-final frente a Abdin. Com golpes precisos, o cubano abriu larga vantagem já nos dois primeiros assaltos e manteve a postura até o final para vencer por oito pontos de diferença.
Na semifinal, Banteux terá a torcida toda contra. O adversário será o chinês Silamu Hanati, que arrasou o bahamense Toureano Johnson por 14 a 4, a maior diferença dos combates das quartas-de-final.
Na outra chave, a categoria vai ter um confronto entre o cazaque Bakhyt Sarsekbayev e o sul-coreano Jungjoo Kim, que passou como "azarão" ao vencer por 11 a 9 o norte-americano Demetrius Andrade. Ao contrário dos Estados Unidos, a Coréia do Sul não tem tradição no boxe. Na história, os norte-americanos têm 48 medalhas de ouro e a Coréia apenas três. Na luta que antecedeu a vitória de Kim, o cazaque Sarsekbayev bateu Dilshod Mahmudov, do Uzbequistão, por 12 a 7.