UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 09h30

Americanos e asiáticos dominam semifinais do boxe até 64 kg

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As quartas-de-final da categoria até 64 kg do boxe foram marcadas pelo domínio americano e asiático frente aos europeus. Dos quatro combates, apenas Alexis Vastine, da França, avançou. Os outros três classificados são Manus Boonjumnong, da Tailândia, Roniel Iglesias, de Cuba, e Felix Diaz, da República Dominicana.

Murad Sezer/AP
Tailandês Manus Boonjumnong agradece a vitória que o fez passar à semifinal
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA AS FOTOS DOS COMBATES
PERFIL DOS BOXEADORES DO BRASIL
No primeiro combate, Serik Sapiyev chegou como favorito a alcançar as semifinais. Mas o tailandês Manus Boonjumnong acabou com o favoritismo do cazaque e venceu uma luta disputada por 7 a 5.

Os dois boxeadores partiram para uma luta franca no início do combate. Sapiyev trabalhou bem as pernas e conseguiu se esquivar dos primeiros golpes de Boonjumnong. No final do segundo assalto, o tailandês conseguiu equilibrar e empatar a disputa em 3 a 3.

Nos dois assaltos seguintes, Boonjumnong partiu para cima de Sapiyev e conseguiu virar a disputa. Após assumir o comando da luta, o tailandês soube como segurar a dianteira do placar e vencer por dois pontos de diferença ao final do combate.

Com a vitória, Manus Boonjumnong agora enfrenta o cubano Roniel Iglesias, que passou pelo russo Gennady Kovalev por 5 a 2, controlando a luta desde o primeiro assalto e levando a vantagem de três pontos até o final. Cuba e Rússia são duas grandes potências do boxe olímpico. Ambas só perdem para os Estados Unidos, maior medalhista de ouro da modalidade.

Na outra chave, o dominicano Felix Diaz não começou bem o combate contra o iraniano Morteza Sepahvandi, que vencia até o segundo assalto por 3 a 2. Na seqüência, Diaz não tomou conhecimento do adversário. Com rápidos golpes, ele virou o placar no terceiro assalto e deslanchou. A vitória por 11 a 6 garantiu o dominicano na semifinal da modalidade.

O adversário de Diaz será o francês Alexis Vastine, o único europeu ainda vivo na competição, que derrotou o mongol Erdene Uranchimeg por 12 a 4. Apesar de tomar uma virada no final do primeiro assalto, Vastine mostrou calma para igualar novamente o marcador e dominar o combate até o final para avançar à semifinal da categoria até 64 kg, que começa no dia 22 de agosto.

Compartilhe: