O brasileiro José Alessandro Bagio cruzou a linha de chegada da marcha atlética 20 km dos Jogos Olímpicos de Pequim em 14º lugar, com o tempo de 1h21min43s. O catarinense repetiu o desempenho de Atenas-2004, quando terminou na mesma colocação, que continua sendo a melhor de um brasileiro em Olimpíadas.
O vencedor foi o russo Valeriy Borchin, que fez a marca de 1h19min01s e ficou com a medalha de ouro. Ele ficou a três minutos do recorde mundial de 1h16min43s, que pertence ao também russo Sergey Morozov.
A prata ficou com o equatoriano Jefferson Perez, que terminou 14 segundos depois do russo, e o bronze foi para o australiano Jared Tallent.
Com o tempo obtido na China, Bagio atingiu o índice para o Campeonato Mundial de atletismo de 2009, que será realizado em Berlim. A marca mínima exigida para participar da competição é 1h22min30.
"Eu não tenho do que reclamar. Esperava uma colocação melhor, mas com um tempo mais alto. Saio daqui com a impressão positiva, já que esse resultado me dá o índice para o Mundial do ano que vem", afirmou o atleta.