UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 01h38

Após acordar de madrugada, Fabiana Murer vai à final do salto com vara

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O maior esforço que a brasileira Fabiana Murer fez na fase eliminatória do salto com vara dos Jogos Olímpicos de Pequim aconteceu horas antes de competir no Ninho de Pássaro. Com a prova marcada para começar às 10h10 locais (23h10 de sexta no Brasil), a atleta precisou acordar cedo. Muito cedo: às 5h30 da manhã.

Mesmo assim, Fabiana Murer não sentiu o cansaço. Ela deu apenas dois saltos. E com a marca de 4,50 m ficou entre as 12 finalistas da prova. A russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial e favorita absoluta ao ouro, fez a melhor marca do dia, com 4,60 m.

Sorrindo e mostrando bastante tranqüilidade, Fabiana Murer passou com facilidade pelo sarrafo nas duas tentativas que fez. Na primeira, atingiu 4,40 m. Depois partiu para os 4,50 m, o que lhe rendeu a segunda posição, empatada com outras dez atletas que foram à final.

"Hoje só foram dois saltinhos. Pensei que fosse ficar mais nervosa, mas eu estava bem tranqüila. Sabia o que iria fazer", disse Fabiana Murer, que elogiou o nível técnico da prova. "As atletas estão muito bem, tem várias do mesmo nível", completou.

Para conquistar medalha na final, Fabiana acredita que precisará melhorar o seu recorde, de 4,80 m. "Conquistar uma medalha em Olimpíadas é muito difícil, mas eu vou buscar. A medalha deve sair por volta de 4,80 m, então vou ter que repetir a minha melhor marca", disse. O recorde mundial da prova pertence a Isinbayeva, que no mês passado saltou 5,04 m em Mônaco.

A final do salto com vara será disputada na segunda-feira, a partir das 8h30 (horário de Brasília). E a atleta comemorou o fato de não precisar mais acordar cedo em Pequim. "A final à noite (no horário local) é melhor porque o tempo vai estar um pouco mais fresco. E não vou ter que acordar tão cedo quanto hoje", disse.

Até lá, Fabiana Murer pretende fazer duas coisas. "Dormir e comer, dormir e comer. Só isso", brincou.

Compartilhe: