A ciclista Nicole Cooke, do Reino Unido, levou neste domingo a medalha de ouro de estrada dos Jogos Olímpicos em uma prova marcada pela chuva forte que caiu sobre a capital chinesa. Emma Johansson, da Suécia, e Tatiana Guderzo, da Itália, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Clemilda Fernandes terminou na 51ª posição.
Na modalidade feminina dos Jogos de Pequim, as ciclistas percorreram 146 quilômetros pelas ruas da China. O trecho é menor que a prova masculina, realizada neste sábado e vencida pelo espanhol Samuel Sanchez depois de 245 quilômetros de pedaladas.
O início da prova de estrada foi tranqüila e teve constantes alterações na liderança entre a norte-americana Kristin Armstrong, a francesa Jeannie Longo e a australiana Kate Bates. Na metade da prova, entretanto, a inglesa Emma Pooley era quem encabeçava o pelotão de líderes. A brasileira Clemilda Fernandes esteve bem na prova, mantendo-se no pelotão da frente até esse ponto da corrida.
A segunda metade da prova foi marcada por uma forte chuva que caiu sobre as atletas. Se por um lado a água refrescou o forte calor chinês, por outro também provocou acidentes. Um deles envolveu as ciclistas Jennifer Hohl, da Suíça, e Sungeun Gu, da Coréia do Sul, na altura do quilômetro 77. Ambas as atletas perderam tempo, mas continuaram na prova.
Debaixo de chuva, o pelotão de frente dissipou e nesse momento a brasileira acabou desgarrando das líderes. Na extremidade do grupo, a russa Natalia Boyarskaya liderava a fila de bicicletas seguida pelas britânicas Emma Pooley, Nicole Cooke e a holandesa Chantal Beltman, que abriam vantagem sobre as demais competidoras.
Na chegada da prova, entretanto, Cooke tomou a liderança e terminou a prova em primeiro lugar cravando 3h32min24s, seguida por Emma Johansson e Tatiana Guderzo. A ciclista brasileira fez o tempo de 3h41min01s.