Piadas com Paraolimpíadas causam revolta e comediante escocês pode perder emprego em TV
Do UOL, em São Paulo
O comediante escocês Frankie Boyle gerou polêmica ao postar piadas sobre os Jogos Paraolímpicos em sua conta no Twitter. Além de inúmeros usuários que repudiaram as brincadeiras, a emissora Channel 4, que transmite os Jogos no país-sede e tem um programa apresentado pelo comediante, anunciou ser improvável trabalhar novamente com Boyle no futuro.
JOGOS PARAOLÍMPICOS
-
Atual campeão tem acesso de fúria após desclassificação no ciclismo
Conhecido por seu “humor pessimista”, Boyle fez diversos comentários durante a cerimônia de abertura, na última quarta-feira, que repercutiram negativamente.
Entre eles, o comediante postou que a delegação da Arábia Saudita era composta por ladrões, referindo-se a como alguns criminosos perdem a mão como punição, que o salto em altura para deficientes visuais havia sido cancelado após dois labradores terem sido enforcados e que estava ansioso para os esportes equestres pois nunca havia visto um cavalo em cadeira de rodas.
Logo que foi criticado na rede social, Boyle escreveu que iria fazer piadas com as Paraolimpíadas do mesmo jeito que fez com as Olimpíadas, pois esse é seu trabalho.
Na quinta-feira, o Channel 4 fez questão de anunciar publicamente que os comentários postados eram pessoais, e não da emissora. De acordo com o jornal The Guardian, o canal anunciou nesta sexta que Boyle “não tem contrato com o Channel 4 e não há programas planejados com ele”. Em maio, o chefe de criação, Jay Hunt, disse que havia conversas para futuros projetos com Boyle.