Campeão paraolímpico tem acesso de fúria após desclassificação: 'Arruinaram minha vida'

Do UOL, em São Paulo

  • Bryn Lennon/Getty Images

    Ciclista britânico Jody Cundy expressa toda sua raiva após desclassificação dos Jogos Paraolímpicos

    Ciclista britânico Jody Cundy expressa toda sua raiva após desclassificação dos Jogos Paraolímpicos

O ciclista britânico Jody Cundy, atual campeão paraolímpico, foi o centro das atenções no encerramento do segundo dia dos Jogos Paraolímpicos de Londres. Último a competir na categoria C4-5 e um dos favoritos na prova de 1 km no velódromo, o atleta da casa foi desclassificado por um erro na largada.

Revoltado, Cundy atirou garrafas de água no chão e discutiu com os árbitros e com seu técnico. “Eu desperdicei quatro anos da minha vida. Você sabe o que é dedicar quatro anos da sua vida... eu nem consigo explicar com palavras”, gritou o britânico em meio a palavrões.
 
Sua equipe culpou uma falha no equipamento e Cundy, logo após o início da prova, rapidamente levantou o braço direito, indicando um erro e que precisaria de outra tentativa. Os árbitros não aceitaram e negaram uma segunda chance ao ciclista. Quando o telão mostrou a informação de tempo de Cundy como “não terminou”, uma sonora vaia dos 6 mil presentes no velódromo foi ouvida.
 
“Vocês arruinaram minha vida. Eu nunca mais vou ter essa oportunidade de novo. Nunca. O que eu devo fazer?”, continuou Cundy, que precisou ser contido por outros ciclistas. Cundy e a equipe britânica pediram que a UCI revisse o lance pela TV, mas a entidade máxima do ciclismo mundial disse que não admitiria outras evidências.
 
Mais tarde, o atleta retornou ao velódromo para se desculpar com o público. “Gostaria de me desculpar por minha linguagem e sinto muito por não ter a chance de mostrar a vocês os quatro anos de trabalho duro”.
 
Cundy nasceu com má formação no pé direito e precisou amputá-lo quando tinha 3 anos de idade. Ele é oito vezes campeão mundial na categoria C4 e antes de competir no ciclismo disputou as Olimpíadas de 1996, 2000 e 2004 na natação.

UOL Cursos Online

Todos os cursos