Associação de boxe nega protesto brasileiro e mantém medalha de prata para Esquiva

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Murad Sezer

    Esquiva Falcão reage depois da confirmação da vitória do japonês Ryota Murata na final dos médios

    Esquiva Falcão reage depois da confirmação da vitória do japonês Ryota Murata na final dos médios

A Associação Internacional de Boxe (Aiba) descartou revisar o resultado do combate entre Esquiva Falcão e Ryota Murata na decisão dos médios nos Jogos de Londres, após o protesto do Comitê Olímpico Brasileiro contra a atuação da arbitragem na vitória do pugilista japonês.

Na última sexta-feira o COB emitiu uma nota em que pedia revisão da derrota de Esquiva Falcão na final da categoria médio, até 75 kg.

A entidade decidiu tomar a atitude após saber que o árbitro polonês Mariusz Gorn se arrependeu de ter punido o brasileiro com a perda de dois pontos no combate que decidiu a medalha de ouro a favor de Murata (vitória por 14 a 13).

A Aiba entrou em contato com o COB e argumentou que não poderia apreciar o pedido, em razão das normas padrões de revisão de resultados. De acordo com o regulamento da entidade, o protesto pode ser formalizado apenas até 30 minutos após o término da luta e, no máximo, em até cinco minutos no caso de finais. O negativa foi comunicada à CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe).

"Eles entenderam que não há o que ser feito. Fica como está, não vão alterar. Tomaram ciência [do pedido de revisão] e decidiram manter o resultado", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva.

Após o desfecho da categoria médio em Londres, Esquiva e o técnico da seleção de boxe João Carlos Barros criticaram a atuação do árbitro polonês. Mais adiante Mariusz Gorn teria admitido ao colega brasileiro Jones Kennedy (que também mediou lutas nos Jogos) o arrependimento em relação à punição ao pugilista do Espírito Santo - punição por excesso de contato físico para travar o combate. 

"Em resposta enviada ao COB nesta terça-feira, dia 21, o diretor executivo da AIBA, Ho Kim, afirmou ter presenciado a conversa e que nela o árbitro polonês apenas indicou ter  simpatizado com o atleta brasileiro, e o quanto decepcionante era para um boxeador perder a final dos Jogos Olímpicos por um ponto. Ho Kim afirmou que em nenhum momento durante a conversa Mariusz Gorn indicou ou sugeriu que ele tivesse cometido um erro ao punir Esquiva Falcão", manifestou o COB em nota oficial nesta terça-feira.

Sangue, suor e... 'porrada'
Sangue, suor e... 'porrada'

UOL Cursos Online

Todos os cursos