Yane mantém 2º lugar após hipismo e larga na frente na decisão do pentatlo

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/David Goldman

    Yane Marques abraça cavalo após completar prova de hipismo no pentatlo moderno

    Yane Marques abraça cavalo após completar prova de hipismo no pentatlo moderno

A brasileira Yane Marques perdeu 48 pontos e ficou em nono na prova de hipismo do pentatlo moderno neste domingo, mantendo a segunda colocação no geral antes da definição da última medalha dos Jogos Olímpicos de Londres.

A pernambucana derrubou dois obstáculos em seu percurso, e foi penalizada com oito pontos por ter ultrapassado o tempo limite de 75 segundos. Com o desempenho, ela ganhou 1.152 pontos e somou 3.268, mesmo número da líder Laura Asadauskaite, da Lituânia.

A húngara Adrienn Toth, que liderava a classificação, perdeu 100 pontos e caiu para o quinto lugar. A lituana Laura Asadauskaite assumiu a primeira colocação com o mesmo número de pontos de Yane.

Assim, a brasileira larga lado a lado com a lituana no evento combinado de corrida de 3.000 metros e tiro que define os medalhistas.

No hipismo do pentatlo moderno, as atletas recebem cavalos aleatórios e têm 20 minutos para treinar com eles. Depois, elas partem para uma pista com 12 obstáculos, com uma pontuação inicial de 1.200 pontos. A cada obstáculo derrubado, elas perdem 20.

O pentatlo moderno reúne cinco esportes e é disputado em apenas um dia. Depois das competições de esgrima, natação e hipismo, o atleta que tiver somado mais pontos larga na frente na decisão de medalha, em uma prova que combina corrida e tiro.

No evento combinado, às 14 horas de Brasília, as atletas correm até um estande de tiro onde têm que acertar um determinado número de alvos para fazerem a corrida até a próxima distância. A ordem de largada é definida pela pontuação, e quem chegar primeiro leva o ouro.

Yane Marques é a terceira colocada do ranking mundial e tem bons resultados desde Pequim, quando foi só a 18ª colocada. Ela foi sexta no Mundial de 2010, sétima em 2011 e sexta novamente neste ano, meses antes das Olimpíadas. A pernambucana já foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e ficou com a prata no ano passado em Guadalajara.

Em Pequim-2008, Yane ficou em 18º lugar após perder pontos justamente na prova do hipismo, por causa do refugo de sua montaria. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos