Yane Marques começa em sexto lugar no pentatlo moderno após disputas de esgrima

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Hussein Malla

    Brasileira Yane Marques luta contra britânica Mhairi Spence na prova de esgrima do pentatlo moderno

    Brasileira Yane Marques luta contra britânica Mhairi Spence na prova de esgrima do pentatlo moderno

Única representante brasileira no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques se manteve entre as candidatas ao pódio ao terminar em sexto lugar após as provas de esgrima, que abriram as competições da modalidade na manhã deste domingo em Londres.

Yane venceu 21 duelos e perdeu 14, somando 904 pontos. A brasileira está empatada com a chinesa Qian Chen na sexta posição. A líder provisória é a letã Elena Rublevska, que conseguiu 25 vitórias na esgrima e foi a única a atingir a marca de 1.000 pontos.

Na esgrima do pentatlo moderno, todas as 36 competidoras lutam entre si em assaltos de um minuto, e vence quem marcar o primeiro ponto. Caso ninguém pontue, cada uma acumula uma derrota.

O pentatlo moderno reúne cinco esportes e é disputado em apenas um dia. Depois das competições de esgrima, natação e hipismo, o atleta que tiver somado mais pontos larga na frente no evento combinado de corrida e tiro que define os medalhistas.

Yane Marques é a terceira colocada do ranking mundial e tem bons resultados desde Pequim, quando foi só a 18ª colocada. Ela foi sexta no Mundial de 2010, sétima em 2011 e sexta novamente neste ano, meses antes das Olimpíadas. A pernambucana já foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e ficou com a prata no ano passado em Guadalajara.

UOL Cursos Online

Todos os cursos