Yane Marques nada bem e sobe para a vice-liderança no pentatlo moderno

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Michael Dalder

    Yane Marques foi sexta na natação, mas melhorou seu recorde pessoal e subiu à vice-liderança

    Yane Marques foi sexta na natação, mas melhorou seu recorde pessoal e subiu à vice-liderança

A brasileira Yane Marques fez o sexto melhor tempo da natação no pentatlo moderno e somou pontos suficientes para assumir a vice-liderança geral na última modalidade com chances de pódio do Brasil nas Olimpíadas.

Yane nadou os 200 m livre em 2min12s39, melhorando seu recorde pessoal. Ela acumulou mais 1.212 pontos. Somados aos 904 conquistados na esgrima, a brasileira chegou a 2.116 pontos e agora está atrás apenas da húngara Adrienn Toth, que tem 2.132.

Na natação do pentatlo moderno, as atletas ganham 1.000 pontos se nadarem os 200 metros em 2min30s, e mais quatro pontos para cada 0s33 que conseguirem tirar dessa marca. Já os 904 pontos da esgrima foram conquistados com 21 vitórias em 35 duelos disputados contra suas oponentes. 

O pentatlo moderno reúne cinco esportes e é disputado em apenas um dia. Depois das competições de esgrima, natação e hipismo, o atleta que tiver somado mais pontos larga na frente no evento combinado de corrida e tiro que define os medalhistas. No momento, de acordo com a pontuação de Yane, a brasileira sairia quatro segundos depois da líder na corrida final. 

Yane Marques é a terceira colocada do ranking mundial e tem bons resultados desde Pequim, quando foi só a 18ª colocada. Ela foi sexta no Mundial de 2010, sétima em 2011 e sexta novamente neste ano, meses antes das Olimpíadas. A pernambucana já foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e ficou com a prata no ano passado em Guadalajara.

UOL Cursos Online

Todos os cursos