Polonesa promete leiloar medalha olímpica para ajudar vizinha doente de 5 anos
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO/William WEST
Polonesa Zofia Noceti-Klepacka mostra a medalha de bronze conquistada por ela na classe RS:X da vela
O que você faria se ganhasse uma medalha olímpica? Deixaria na casa de um familiar? Tomaria banho com ela, como o brasileiro Felipe Kitadai? Guardaria numa galeria de prêmios? A polonesa Zofia Noceti-Klepacka teve outra ideia. Ela pretende leiloar o bronze que conquistou na vela nos Jogos de Londres para ajudar uma vizinha de apenas 5 anos que tem uma séria doença genética.
Antes mesmo de embarcar para a Olimpíada, a europeia deu entrevistas avisando que, caso subisse ao pódio na capital britânica, venderia seu maior prêmio para ajudar a custear o tratamento de Zuzia, que sofre de fibrose cística. A doença afeta os sistemas digestivo e respiratório, pode matar e já está em nível avançado no organismo da menina.
“Zuzia é minha vizinha, eu a conheço desde que nasceu. Eu vi que ela tem problemas, já vi quantas vezes sua mãe teve de levá-la ao hospital”, declarou Zofia, que é idolatrada pela menina. “Todos estão rezando para que Zuzia sobreviva e antes dos Jogos eu disse que iria a Londres em busca de uma medalha para ela”.
Como o tratamento da garota é muito caro e sua família está com dificuldades para custeá-lo, Zofia cumprirá a promessa e leiloará a medalha que conquistou na classe RS-X da vela em Londres. A polonesa, porém, ainda não deu maiores detalhes de como será o leilão.