De longe, namorada de Esquiva assiste aos rivais e ataca de técnica pelo ouro inédito
Mauricio Dehò
Do UOL, em São Paulo
-
Arquivo Pessoal
Esquiva Falcão e sua namorada Suelen Nascimento, que estão juntos em relacionamento há oito meses
Apesar das atenções no Brasil terem se voltado ao folclórico pugilista Touro Moreno, de 76 anos, o feito de Esquiva Falcão, primeiro finalista do boxe nacional na história das Olimpíadas, também mexe com o coração de mais duas pessoas em especial. Um ainda não sabe bem o que está acontecendo em Londres, o filho Eric Henrique, de 1 ano e 8 meses, lembrado a todo momento pelo pai. A outra é a capixaba Suelen Nascimento, namorada do medalhista, que tem sofrido de longe, mas consegue até dar sua contribuição “técnica”.
Suelen é namorada de Esquiva há oito meses. Eles são primos de terceiro grau, mas nunca tiveram muito contato, até se encontrarem em um pagode no Espírito Santo e começarem o relacionamento. Mesmo tendo de ficar na saudade enquanto o capixaba busca o ouro na Inglaterra, ela abusa da tecnologia para se aproximar dele e até para dar seus pitacos. Se Touro Moreno repete sempre o mesmo conselho – “levanta a guarda!” – ela vai além: assiste aos vídeos dos rivais e dá seus pitacos.
“Olha, eu não entendo, mas me faço de técnica às vezes. Assisto a todos os vídeos de lutas dos adversários deles. Lembro que até na primeira luta eu vi e falei: ‘Neguinho, essa está fácil pra você’. Eu tento dar as minhas dicas”, afirmou ela, que mora em Vila Velha.
“Quando é assim, eu não converso com ele como namorada, não. É como brasileira. Eu sou a fã número 1 dele, só atrás da mãe dele”, completou Suelen, que chorou depois da vitória na semifinal, quando Esquiva fez um coração com as mãos em homenagem à mãe e à família, incluindo ela.
A maior preocupação na luta semifinal contra o britânico Anthony Ogogo era a arbitragem, pelo fato de ele lutar em casa, mas o triunfo arrebatador do capixaba deixou ambos confiantes na chance de ele vencer a decisão, uma revanche contra o japonês Ryota Murata, nesta sábado às 17h45 (de Brasília).
“Estou muito ansiosa, mas confiante. Nos falamos e ele está tranquilo e muito confiante. O Esquiva se dedicou muito e está lutando bem. Ele quer muito esse ouro, para botar em volta do pescoço do pai dele. Quando ele viajou, ele não prometeu nada em especial, mas o desejo dele é muito grande em poder homenagear o pai.”
Suelen ainda contou que tem acompanhado com toda a sua família os combates e que, apesar da distância, ainda maior pelo fato de o namorado morar em São Paulo, vai aguardar com paciência para ver a medalha, venha ela prateada ou dourada. “Nós nem tocamos no assunto da saudade, porque só de falar dá uma tristeza. Mas nos falamos a todo momento. É como se ele sempre estivesse aqui. Já chorei muito na semifinal, agora com fé eu sei quem vem o ouro.”
"BRASIL ESTÁ ORGULHOSO DA FAMÍLIA FALCÃO", DIZ COMENTARISTA DO UOL