Diogo Silva tem recuperação espetacular, mas perde na decisão dos juízes e disputa o bronze

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • Flavio Florido/UOL

    Diogo Silva lamenta derrota na disputa pelo bronze do taekwondo nesta quinta-feira (09/08)

    Diogo Silva lamenta derrota na disputa pelo bronze do taekwondo nesta quinta-feira (09/08)

Em combate em que reclamou diversas vezes de dores, saiu mancando da área de disputa e forçou a prorrogação com um golpe espetacular a menos de 10 segundos do fim, o brasileiro Diogo Silva foi derrotado pelo iraniano Mohammad Bagheri Motamed na semifinal do taekwondo até 68 kg nesta quinta-feira em Londres por decisão dos juízes e perdeu a chance de disputar sua primeira final olímpica. Ainda assim, ele segue vivo na competição e brigará pelo bronze com o vencedor da repescagem entre Hryhorii Husarov, da Ucrânia, e Terrence Jennings, dos Estados Unidos.

Diogo já tem diversos títulos nacionais e internacionais, como Pan, Sul-Americano, Jogos Universitários e Jogos Militares, mas ainda não conquistou nenhuma medalha olímpica. Em sua única chance até hoje, em Atenas-2004, perdeu a disputa do bronze e voltou de malas vazias. Para Pequim-2008 ele sequer se classificou.

Contra Mohammad Bagheri Motamed, o brasileiro esteve atrás no placar durante todo o combate. Diogo teve problemas desde o início do confronto, sentindo dores no tornozelo logo no primeiro assalto. No recomeço da luta, levou um golpe certeiro e ainda recebeu duas punições, vendo o iraniano abrindo 2 a 0.

A vantagem do rival aumentou no segundo round, com mais um golpe bem encaixado, e Diogo só conseguiu pontuar quando o iraniano recebeu uma segunda pontuação. O brasileiro voltou a reclamar de um incômodo no tornozelo direito e precisou ter atendimento médico. Na volta, levou um novo golpe, e Motamed abriu 5 a 1. Com menos de 10 segundos para o fim da luta, porém, Diogo acertou um chute na cabeça do rival e empatou o duelo, forçando uma prorrogação.

O ‘ponto de ouro’ começou com os dois lutadores cuidando mais da defesa do que do ataque. O iraniano foi punido, mas Diogo também recebeu penalização e em seguida voltou a sentir dores no pé. Ninguém pontuou, e a decisão parou na mão dos juízes, que deram vitória a Motamed.

Até a derrota para o iraniano, o brasileiro vinha fazendo boa campanha em Londres. Após um duelo equilibrado com o uzbeque Dmitriy Kim na estreia, em que venceu apenas no “ponto de ouro”, Diogo teve performance mais sólida na luta de quartas de final contra o jordaniano Mohammad Abdulidbeh e triunfou com 7 a 5 no placar.

Além de Diogo Silva, o taekwondo do Brasil conta com mais uma representante nos Jogos de Londres. Bronze em Pequim há quatro anos, Natália Falavinga entra em ação no sábado, na categoria acima de 67 kg, com combate de estreia agendado para 5h30 (de Brasília). 

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos