Diogo Silva reclama de regra olímpica e chora: 'sem medalha, a gente volta pro buraco'

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • EFE/Ian Langsdon

    Diogo Silva reclamou da arbitragem na Olimpíada de Londres por não poder entrar com recurso

    Diogo Silva reclamou da arbitragem na Olimpíada de Londres por não poder entrar com recurso

O brasileiro Diogo Silva voltou a reclamar das regras dos Jogos de Londres. Após perder a semifinal por decisão dos juízes, ele foi derrotado na disputa de bronze com um golpe do americano Terrence Jennins no segundo em que zerou o cronômetro e queria pedir revisão de combate, mas a Olimpíada não permite recursos. O lutador reclamou do fim de sua campanha na capital britânica e sacramentou: "Sem medalha olímpica, a gente volta pro buraco de novo".

DIOGO VOLTA A BATER NA TRAVE E FICA SEM MEDALHA

  • Flávio Florido/UOL

    O brasileiro Diogo Silva voltou a bater na trave na tentativa de conquistar sua primeira medalha olímpica. Nesta quinta-feira, ele levou um golpe na cabeça no último segundo, foi derrotado pelo norte-americano Terrence Jennings por 8 a 5 na disputa do bronze da categoria até 68 kg do taekwondo nos Jogos Olímpicos de Londres e deixou a competição de mãos vazias.

"Eu tenho quase certeza que esse placar tinha zerado", disse Diogo. "Eu não vi a luta em câmera lenta, mas é total certeza. Quando zera, os pontos não vão pro golden score. Os pontos só podem ser levados pra outro round do primeiro pro segundo, e do segundo pro terceiro. Isso é uma regra mundial, está assim só nos Jogos Olímpicos".

Na avaliação do brasileiro, seus dois últimos combates tiveram resultados injustos. Na semifinal contra o iraniano Mohammad Bagheri Motamed, Diogo levou a luta para a prorrogação e a vitória do adversário saiu por decisão dos juízes. O brasileiro queria a revisão, mas a regra da Olimpíada não permite. Na disputa do bronze, sua equipe também queria recurso por achar que o último combate do americano foi acertado com o placar já zerado, mas não pôde.

Decepcionado, Diogo chorou na saída da área de luta ao conversar com os jornalistas. Ele criticou a falta de força brasileira nos bastidores e enumerou os problemas que teve durante o ciclo olímpico e nesta quinta-feira. Lembrou que perdeu o apoio da prefeitura de São Caetano e que teve que treinar no clube militar da Urca.

"Você tem que ter poder político, força política, e nosso esporte não tem. As decisões são tomadas com membros de comitês internacionais e da federação do nosso esporte, e o Brasil não tem ninguém la", declarou, depois enumerando seus problemas.

"Acabando a luta com o iraniano, eu tive hipoglicemia, tive cãibra generalizada. Eu só queria lutar, não queria que o árbitro tomasse a decisão. Estou com meu pé todo zuado, tinha que tomar xilocaína", detalhou o lutador. "Foi um ciclo olímpico com tantos desafios. E sem medalha olímpica, a gente volta pro buraco de novo".

ANÁLISE: "DIOGO SILVA TEVE PARTICIPAÇÃO MEMORÁVEL"

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos