Cielo diz que não deve nadar os 100m livre na Rio-2016 e promete ser mais "caxias" em treinos

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Azevedo/Fla Imagem

    Cielo posa com a medalha de bronze conquistada em Londres durante coletiva concedida no Flamengo

    Cielo posa com a medalha de bronze conquistada em Londres durante coletiva concedida no Flamengo

Depois de culpar o cansaço por um desempenho abaixo do esperado na Olimpíada de Londres, César Cielo admitiu nesta quinta-feira que não deve nadar os 100 metros livre nos Jogos Olímpico de 2016. Segundo o atleta, no Rio, ele deve competir só na prova em que tem mais chances de medalha: os 50 metros livre, na qual foi campeão olímpico em 2008, em Pequim.

“Para a Olimpíada aqui do Brasil, acho difícil eu nadar essa prova [os 100 metros livre]”, disse Cielo, em entrevista coletiva concedida na sede do Flamengo, clube pelo qual ele compete. “Com o decorrer das competições, vai dar para eu sentir o que vai acontecer, mas eu vejo como prioridade a prova dos 50 metros livre.”

Em Londres, foi justamente nos 50 metros livre que Cielo conquistou uma medalha de bronze. O resultado foi considerado decepcionante pelo próprio Cielo, que esperava repetir o desempenho da Olimpíada de Pequim.

Em Pequim, Cielo também conseguiu uma medalha de bronze nos 100 metros livre. Neste ano, ele ficou em sexto nessa mesma prova.

Após Olimpíada deste ano, Cielo volta às competições ainda neste mês. Ele vai disputar o Troféu José Finkel, que serve como classificatória para o Mundial de Piscina Curta que será realizado em Istambul, na Turquia, em dezembro.

Com 25 anos, Cielo disse que sua preparação já visa os Jogos Olimpícos do Rio de Janeiro. Ele quer se manter competitivo até lá. Para isso, ele disse que vem se cuidando cada vez mais e se tornando cada vez mais "caxias".

"Com 21 anos, eu treinava forte, mas se queria comer uma coisa errada, eu comia. Agora não. Com os anos passandos, eu tendo a ficar cada vez mais 'caxias'", disse ele. "Mas essas mudanças não me incomodam. A adaptação é uma de minhas maiores virtudes."

Segundo Cielo, pensar no futuro é a melhor forma de se manter motivado. Após não conseguir o que esperava em Londres, ele quer se focar nas próximas competições para aproveitar bem o que ele considera a melhor fase de sua carreira.

"Ficar pensando no que já foi não muda nada. É bola pra frente", afirmou ele. "Tenho que aproveitar. Não quero deixar passar o melhor momento da minha carreira."

Para o nadador, o contato com os torcedores ajuda muito nessa motivação. Ele disse que, desde que voltou ao Brasil, todos as pessoas com que teve contato demonstraram apoio a ele, e isso o faz querer voltar a nadar o mais rápido possível. "As pessoas estão fazendo mais do que a parte delas. Esse reconhecimento é o que faz a gente continuar."

Já sobre as críticas do ex-nadador e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Alexander Popov, Cielo disse que nem tomou conhecimento. Só ressaltou que todos têm direito a ter sua opinião. "Não estou acompanhando as notícias, mas todos têm direito de ter opinião", disse ele. "Não é todo mundo que vai gostar de você."

Popov chegou a dizer que o caso de doping de Cielo é inaceitável. O russo, que foi um dos maiores nadadores da história, disse que, se fosse flagrado como Cielo foi, se aposentaria.

 

Cesar Cielo
Cesar Cielo

UOL Cursos Online

Todos os cursos