Maurren fracassa na tentativa do bi e é eliminada logo nas eliminatórias do salto em distância

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • REUTERS/Pawel Kopczynski

    Maurren Maggi cai na caixa de areia após seu primeiro salto nas eliminatórias do salto em distância

    Maurren Maggi cai na caixa de areia após seu primeiro salto nas eliminatórias do salto em distância

Maurren Maggi foi eliminada precocemente nesta terça-feira no salto em distância dos Jogos Olímpicos de Londres. Ainda nas eliminatórias, a brasileira viu ruir as chances de defender o ouro conquistado em Pequim-2008.

Ela precisava ficar entre as 12 mais bem colocadas para avançar à final. Quem saltasse mais de 6,70 m garantiria a vaga antecipadamente, enquanto as outras vagas na briga por medalhas seriam completadas pelas melhores marcas. A brasileira não conseguiu nem uma coisa nem outra.

Maurren fez seu primeiro salto sem queimar, mas pisou muito antes do limite da tábua e saltou 6,37 m. Ainda assim, seu técnico, Nelio Moura, deu apoio moral: “Está bom, está bom”, gritou após um olhar da saltadora. Em sua segundo tentativa, a brasileira queimou. Na terceira, saltou apenas 6,27 m, terminando apenas na 15ª colocação na classificação geral.

Em todas os seus saltos, Maurren encontrou dificuldades em alcançar uma boa velocidade para o salto. Ao fim da prova, ela colocou o agasalho da delegação brasileira e ficou sentada na área reservada para atletas, olhando para a pista e demonstrando um claro descontentamento. Ela ainda conversou com seus técnicos, Nelio e Tania Moura, e voltou a se sentar na área dos competidores.

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

A atleta brasileira já vinha de resultados sem grande expressão na temporada e ainda ficou longe de competições nos últimos dois meses em função da recuperação de uma lesão no quadril. Ela chegou a Londres tendo como melhor marca 6,85 m, longe da melhor da temporada, da norte-americana Brittney Reese, que saltou a 7,23 m.

 

Curiosamente, nenhuma das medalhistas em Pequim-2008 vai disputar a final em Londres. Além de Maurren, a veterana russa Tatyana Lebedeva, que perdeu o título para a brasileira por apenas 1 centímetro na China, não se classificou. Já a nigeriana Blessing Okagbare, que havia ficado com o bronze, terminou as eliminatórias apenas em 17º.

Sem Maurren, a final da prova acontece nesta quarta-feira, às 16h05 (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas. O recorde mundial é um dos mais antigos do atletismo e pertence à russa Galina Chistyakova, com 7,52 m, em 1988. Já a marca olímpica foi registrada no mesmo ano pela norte-americana Jackie Joyner-Kersee, com 7,40 m, nos Jogos de Seul.

UOL Cursos Online

Todos os cursos