Emanuel e Alison superam susto no fim, vencem dupla da Letônia e garantem lugar na final

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres

  • REUTERS/Suzanne Plunkett

    Alison e Emanuel comemoram ponto durante a vitória sobre dupla da Letônia, na semifinal

    Alison e Emanuel comemoram ponto durante a vitória sobre dupla da Letônia, na semifinal

Os brasileiros Emanuel e Alison fizeram valer na areia a condição de favoritos do torneio olímpico do vôlei de praia ao derrotaram nesta terça-feira Martins Plavins e Janis Smedins, da Letônia, na semifinal. Assim, a dupla assegura um lugar na decisão e automaticamente acrescenta mais uma medalha ao desempenho geral do país nos Jogos de Londres. Emanuel já garante, assim, sua terceira medalha olímpica - foi ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008,

A parceria do país venceu os adversários da semifinal por 2 sets a 0, com apenas um susto maior no fim do segundo set, e bateu os rivais com parciais de 21-15 e 22-20. Agora os brasileiros celebram o principal momento da dupla, montada em 2009 após a ruptura amigável de Emanuel com Ricardo. 

Na decisão olímpica os brasileiros enfrentam os vencedores da outra semifinal, entre os alemães Brink/Reckermann e os holandeses Nummerdor/Schuil. A partida final acontece na quinta-feira, às 17h (de Brasília).

Aos 39 anos, Emanuel vai a segunda final olímpica de sua carreira e tenta repetir a façanha de 2004, quando ganhou o título mais importante do vôlei de praia internacional na companhia de Ricardo [também foi bronze em Pequim-2008 com o antigo parceiro]. Por sua vez Alison (26) alcança a decisão logo em sua primeira participação nos Jogos. 

No início do primeiro set, Emanuel fez defesa até usando o pé, e os brasileiros conseguiram vantagem apertada na pontuação.  Com Alison inspirado no ataque, usando mais técnica do que força, os favoritos logo consolidaram a folga. 

Uma sequência de bloqueios de Emanuel no mesmo ponto fez a dupla abrir cinco pontos na frente, com 12 a 7. Os letões esboçaram uma pequena reação, mas erraram dois ataquem em seguida e praticamente entregaram de vez o set aos brasileiros. 

O segundo set começou mais equilibrado no placar, mas aos poucos os brasileiros foram abrindo, contando com a eficiência do saque de Emanuel. Mas, após dois erros de ataque de Alison, Plavins e Smedins conseguiram entrar no jogo. Os brasileiros então pediram tempo para respirar ao lado da quadra. 

Foi a pausa que a dupla do país precisava para retomar a concentração inicial do set e abrir vantagem novamente. Emanuel e Alison fizeram cinco pontos seguidos e viram os adversários acusar instabilidade emocional do outro lado da rede. Mas os adversários equilibraram o placar no fim e exigiram a frieza emocional dos favoritos para evitar a definição no terceiro set.

Ao final do jogo, Alison caiu de joelhos na areia e teve que segurar a emoção: "São vários sonhos, de estar numa Olimpíada, de estar numa semifinal, de ir para uma final. Passa um filme muito rápido na cabeça".

Depois de uma temporada perfeita em 2011, com título mundial em Roma, vitórias nos circuito brasileiro e mundial e ainda o ouro no Pan-Americano, a dupla brasileira viajou para Londres como a principal favorita à conquista e reforçou a condição durante as seis partidas já disputadas no evento até aqui. 

Agora, sem a presença dos norte-americanos Rodgers e Daulhausser, atuais campeões olímpicos, e dos brasileiros Ricardo e Pedro Cunha, todos eliminados na fase eliminatória, Emanuel e Alison levam um favoritismo estendido à decisão em Londres, independente de que quem venha da outra semifinal.   

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

UOL Cursos Online

Todos os cursos