Sem chance de pódio, Bimba se classifica à final; brasileiras da 470 fecham dia em 5º

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/William WEST

    Bimba mostra a língua para fotógrafos durante regata da classe RS-X da vela em Londres

    Bimba mostra a língua para fotógrafos durante regata da classe RS-X da vela em Londres

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, assegurou presença na regata da medalha da classe RS:X ao conseguir um quinto e um 18º lugar nas duas provas realizadas neste domingo. Ouro nos Jogos Pan-Americanos no ano passado, o atleta da prancha à vela não terá chances de pódio em Londres.

Na primeira regata do dia, Bimba se recuperou após ocupar a nona posição e chegou em quinto lugar. Mas, na última prova antes da Medal Race, o brasileiro fez o contrário: depois de começar em sexto, caiu para as últimas posições e terminou em 18º lugar.

Com 103 pontos perdidos, Bimba não tem chances de disputar o pódio na regata da medalha que está marcada para terça-feira, às 9 horas (horário de Brasília). O líder é o holandês Dorian Van Rijsselberge, que venceu seis regatas e tem apenas 13 pontos perdidos. Mesmo se vencer a Medal Race, o brasileiro disputará apenas o nono ou o décimo lugar.

Brasileiras em 5º na 470

Depois de vencer a quarta regata da classe 470 no dia anterior, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram em sexto na primeira prova deste domingo, e não conseguiram completar a segunda devido à falta de vento, que fez a organização abandonar a regata.

Mesmo com as condições desfavoráveis, elas estavam indo bem na regata que foi cancelada. Na retomada da prova, elas não mantiveram o desempenho e terminaram apenas em décimo.

Apesar da queda de rendimento, as brasileiras se mantiveram em quinto lugar na classificação geral, com 23 pontos perdidos. 

Patrícia Freitas fora da final

Na classe RS:X feminino, a brasileira Patrícia Freitas, de 22 anos, não passou da 13ª colocação após as dez primeiras regatas e ficou fora da Medal Race de terça-feira. Ela chegou a ficar em segundo lugar na primeira prova do dia e terminou em oitavo na seguinte, mas ainda assim acumulou 110 pontos perdidos e se despediu dos Jogos Olímpicos. 

Brasileiros em Londres - dia 9
Brasileiros em Londres - dia 9

UOL Cursos Online

Todos os cursos