Inglês é ouro na Finn, desbanca Grael e Scheidt e vira maior atleta olímpico da vela

Bruno Freitas

Do UOL, em Weymouth (Inglaterra)

  • Reuters/Pascal Lauener

    Ben Ainslie durante a Medal Race da classe Finn em Londres-2012

    Ben Ainslie durante a Medal Race da classe Finn em Londres-2012

Por uma hora, Robert Scheidt foi o maior atleta olímpico da história da vela. Com o bronze na classe Star em Londres-2012, ao lado de Bruno Prada, ele chegou a cinco medalhas olímpicas, somados aos dois ouros e as duas pratas que ele conquistou nos últimos quatro Jogos Olímpicos. O fim desse reinado foi decretado por Ben Ainslie, o mesmo inglês que tinha “roubado” o ouro de Sydney-2000.

ESTRATÉGIA FALHA E SCHEIDT É BRONZE NA CLASSE STAR

  • REUTERS/Pascal Lauener

    A estratégia agressiva para a última regata deste domingo não funcionou, e Robert Scheidt e Bruno Prada fracassaram na tentativa de reverter a vantagem dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson na briga pelo ouro na classe Star. Pior do que isso, os riscos assumidos para o desfecho da competição fizeram os brasileiros serem também superados pelos rivais da Suécia, que roubaram o ouro dos anfitriões e derrubaram a dupla do Brasil para a terceira colocação. Assim, o maior medalhista da história olímpica do Brasil acrescenta um bronze em seu repertório de conquistas.

Ao vencer a classe Finn em Weymouth, “Big Ben”, como Ainslie é chamado na Inglaterra, empatou com Scheidt e com o também brasileiro Torben Grael. Os três são os únicos velejadores do planeta com cinco medalhas olímpicas no currículo. A diferença é que o inglês tem quatro de ouro, contra duas dos brasileiros.

Aos 35 anos, Ainslie indicou que o fim de sua carreira está próximo: “Nunca se pode dizer nunca, mas não acho que possa fazer outra regata dessas de novo. Está matando o meu corpo, então não acredito que vocês irão me ver no Rio de Janeiro. Mas foi o melhor jeito de me despedir em uma Olimpíada em casa”, declarou o campeão. 

Ainslie, como já foi dito, ficou famoso no Brasil em Sydney-2000 quando foi ouro na classe Laser. Na última regata, ele e o próprio Scheidt batalhavam pelo título, mas o inglês, com tática agressiva, levou a melhor. Em Atlanta-1996 ele já tinha sido prata na mesma Laser, superado por Scheidt.

A mudança para a classe Finn, um barco individual para velejadores mais pesados, foi feita após o ouro na Austrália e deu muito certo. Em três Olimpíadas, ele conquistou a medalha de ouro em todas. A conquista de Ainslie também dá fim a uma pequena divisão no mundo da vela.

Antes desse quarto ouro de Ainslie, os velejadores se dividiam ao falar sobre o maior atleta olímpico da modalidade. Grael, com cinco medalhas, era o atleta com o maior número de pódios. Mas o dinamarquês Paul Elvstron, com quatro ouros, era o maior vencedor.

Elvstron, inclusive, foi tricampeão olímpico da classe Finn, como Ainslie. Ele venceu as Olimpíadas de Helsinki-1952, Melbourne-1956 e Rina-1960. O outro ouro é da classe Firefly, de Londres-1948.

UOL Cursos Online

Todos os cursos