Scheidt e Prada admitem estratégia fracassada e lamentam aposta em "nuvem errada"

Bruno Freitas

Do UOL, em Weymouth (Inglaterra)

  • AFP PHOTO/William West

    Robert Scheidt e Bruno Prada competem na classe Star nos Jogos Olímpicos de Londres

    Robert Scheidt e Bruno Prada competem na classe Star nos Jogos Olímpicos de Londres

Sétimos colocados na regata de definição da classe Star neste domingo em Weymouth, os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada admitiram que a escolha da estratégia para o desfecho da Olimpíada não deu certo. Os atuais campeões mundiais acabaram com a medalha de bronze depois de começarem em segundo lugar e afirmaram que apostaram na interpretação errada da previsão do tempo.

Os suecos Fredrik Loof e Max Salminen corriam por foram ao iniciar a regata final na terceira posição, mas conseguiram o ouro com a vitória somada ao desempenho ruim dos brasileiros e dos favoritos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson.

"A gente tinha uma tática de cair pelo lado esquerdo, apostando que ia sair vento por ali, pelas informações que a gente tinha da previsão do tempo. Mas acabou saindo pela direita. Numa regata como é a 'medal race', muito curta, é difícil você recuperar depois", lamentou Scheidt após a conquista de sua quinta medalha olímpica.

"A tática foi errada. Tinha uma nuvem muito grande na direita, a gente aposta no vento por ali na largada, mas acabou não acontecendo", acrescentou o proeiro Bruno Prada.

Scheidt e Prada dominaram o calendário de disputas da classe Star nos últimos dois anos, com títulos mundiais em 2011 e 2012 (Austrália e França). Por isso, chegaram como favoritos ao ouro na Olimpíada. Mesmo assim a dupla evitou falar em decepção com o terceiro lugar do pódio.

ANÁLISE: BLOG SOBRE AS ÁGUAS


A palavra do dia é fracasso. Mas só hoje

"Antes da Olimpíada a gente teve uma reunião e falamos que qualquer medalha já era para ser celebrada. Mas a gente dominou as competições da classe nos últimos 20 meses, ganhamos dois mundiais em um espaço de dois meses, mas Olimpíada tem disso. Os suecos não ganharam nada nos últimos anos e acabaram com o ouro", comentou Scheidt.

Na avaliação de Scheidt, a dupla brasileira teve uma atuação regular na disputa da Star em Weymouth, com exceção dos resultados do segundo dia. O brasileiro ainda comentou o perda do ouro dos britânicos Percy e Simpson na reta de chegada da última regata.

"Eles ficaram mais preocupados com a gente, tentando jogar vento sujo na nossa cara. Acabaram atrapalhando a regata deles e a nossa", declarou o maior medalhista olímpico do país (dois ouros, duas pratas e um bronze).

Brasileiros em Londres - dia 9
Brasileiros em Londres - dia 9

UOL Cursos Online

Todos os cursos