Robenílson é derrotado por cubano e adia medalha histórica para o boxe brasileiro

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / Jack GUEZ

    Robenilson (esq.) não foi páreo para o cubano e acabou ficando sem medalha nos Jogos de Londres

    Robenilson (esq.) não foi páreo para o cubano e acabou ficando sem medalha nos Jogos de Londres

O baiano Robenílson de Jesus teve a chance neste domingo de acabar com um jejum de 44 anos sem medalha olímpica no boxe nacional. Não conseguiu. O brasileiro foi derrotado pelo cubano Lazaro Alvarez Estrada por pontos (16 a 11) em combate realizado neste domingo e deu adeus aos Jogos Olímpicos nas quartas de final da categoria peso-galo (até 56 kg).

"Esse ano sai a medalha. Infelizmente não foi comigo, mas tem gente ainda, tem o Esquiva, o Yamagushi e a Adriana. Com um deles a medalha vem", declarou Robenílson de Jesus em entrevista ao canal Sportv.

SERVÍLIO É O DONO DA ÚNICA MEDALHA

A única medalha da história do boxe brasileiro em Olimpíadas aconteceu através das luvas de Servílio de Oliveira, bronze nos Jogos de 1968 na Cidade do México. O pugilista do país bateu o turco Engin Tedgard e o ugandense Joe Destimo para chegar às semifinais dos moscas.

Servílio acabou derrotado na semifinal pelo pugilista da casa Ricardo Delgado, que acabaria mais tarde como campeão olímpico.

Depois da façanha olímpica, Servílio teve a carreira profissional comprometida com um descolamento de retina e a consequente perda de uma das vistas. Acabou se aposentando antes do sonho de disputar o título mundial.

Antes de chegar às quartas de final, Robenílson havia conquistado triunfos sobre o uzbeque Orzubek Shayimov e o russo Sergey Vodopiyanov. Na luta deste domingo, porém, o cubano, atual campeão mundial da categoria, levou a melhor diante do brasileiro.

Com mais iniciativa no começo da luta, Robenílson venceu o primeiro round por 5 a 3. No segundo, a história mudou: o cubano fez 7 a 4  e deixou a luta em 10 a 9, precisando apenas de um empate no último round para vencer a luta. Mas fez mais. Aplicou 6 a 2 e terminou com uma vitória de 16 a 11.

O duelo entre Robenílson de Jesus e Lazaro Alvarez foi o segundo entre brasileiros e cubanos nos Jogos de Londres. Antes do combate deste domingo, o campeão mundial em 2011 da categoria até 64 kg Everton Lopes havia perdido sua luta de estreia contra Roniel Iglesias, que já havia o superado na semifinal do Pan-Americano de Guadalajara.

Porém, existem outros brasileiros que podem alcançar o feito desperdiçado por Robenílson. O próximo a tentar conquistar a medalha histórica é Adriana Araújo, que já passou pelas oitavas e nesta segunda-feira, às 11h (horário de Brasília), disputa as quartas de final com a marroquina Mahjouba Oubtil, pela categoria até 60 kg.

Já na categoria masculina, Esquiva Falcão é o próximo brasileiro que pode garantir lugar no pódio. Nesta segunda, às 17h45, ele tem pela frente o húngaro Zoltan Harcsa nas quartas de final do peso-médio.

"ADRIANA VENCEU COM GARRA E ROBENILSON FEZ LUTA DIGNA DE FINAL"

Brasileiros em Londres - dia 9
Brasileiros em Londres - dia 9

UOL Cursos Online

Todos os cursos