Mesmo punida, brasileira vence 1ª do país no boxe feminino e fica a um triunfo do pódio

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Murad Sezer

    Adriana Araújo (e), do Brasil, comemora a primeira vitória do Brasil no boxe feminino

    Adriana Araújo (e), do Brasil, comemora a primeira vitória do Brasil no boxe feminino

Depois de um revés com Érica Matos, na estreia brasileira no boxe feminino em Jogos Olímpicos, o Brasil conseguiu sua primeira vitória em Londres poucos minutos depois. Adriana Araújo iniciou sua participação batendo de virada Saida Khassenova, do Cazaquistão. Com a vitória por 16 a 14, superando uma punição no round final ao golpear a cazaque durante uma pausa, ela passa às quartas de final e já está a apenas uma vitória de garantir ao menos uma medalha de bronze - Adriana é a única que segue na briga, já que Roseli Feitosa também caiu.

Na próxima fase da categoria até 60 kg, a rival da vencedora será Mahjouba Oubtil, do Marrocos, que avançou como cabeça de chave às quartas de final. Quem vencer garante medalha, já que ambos os semifinalistas sobem ao pódio, independentemente do resultado. O combate será nesta segunda-feira, às 11h (de Brasília).

BRASIL ESTREIA COM REVÉS

  • Na estreia olímpica do boxe feminino, o Brasil foi derrotado em sua primeira participação. Em um combate marcado por muitos agarrões, a baiana Érica Matos sofreu duas punições que fizeram a diferença no desenvolvimento da luta e no placar final. A brasileira enfrentou a venezuelana Karlha Magliocco na categoria até 51 kg e acabou eliminada nas oitavas de final por mínima diferença.

"Olimpíada é assim, todo mundo veio para vencer. Foi difícil para mim e tenho certeza de que eu vou ser difícil para quem me enfrentar também. Não vim aqui como favorita, sou uma surpresa. Mas eu quero, como todo mundo, buscara  medalha", afirmou Adriana, na saída do ringue.

O combate teve início com a lutadora cazaque em melhor forma, vencendo o primeiro round por 3 a 2. Adriana retornou para a disputa do segundo e do terceiro giros com a guarda mais levantada e, com uma melhor defesa, conseguiu virar para 10 a 9.

No round final, o poder de nocaute da brasileira apareceu. O árbitro abriu duas contagens para preservar Khassenova, mas em uma delas Adriana não obedeceu ao comando de parar e deu uma sequencia de golpes na rival. Isso lhe causou uma punição, mas ainda assim ela manteve a frente para vencer e avançar na competição, marcando seu nome na história como primeira brasileira a vencer no torneio olímpico de boxe feminino.

Adriana Araújo foi a primeira brasileira na história a competir nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara-2011, mas não teve sucesso. Ela foi eliminada logo na primeira luta, pelo placar de 16 a 6 contra a mexicana Erika Cruz. No pan-americano de boxe feminino, ela já somou cinco títulos.

A lutadora de 30 anos iniciou no esporte com a vontade de ser jogadora de futebol, e entrou no boxe por acaso. Ela começou a praticar na academia de Luiz Dórea, mestre de Popó e Júnior Cigano em Salvador, e acabou tomando gosto pela modalidade.

Campeã mundial de 2010 também perde

Além de Érica Matos, Roseli Feitosa também foi derrotada logo na estreia da competição. A paulista, campeã mundial em 2010, lutou na categoria até 75 kg - seis quilos a menos de sua conquista no Mundial - e não conseguiu fazer frente em relação à chinesa Jinzi Li.

"Eu fiz o meu máximo, mas a chinesa realmente foi melhor na luta e mereceu. Estou contente por vir à primeira Olimpíada do boxe feminino. É um orgulho, pois é um feito inédito para as mulheres", afirmou Roseli.

Li, medalhista de prata no Mundial de 2010, no peso até 75 kg, começou o combate aproveitando bem sua enorme envergadura e mantendo distância e golpeando com precisão Roseli. A distância aumentou round a round, com Roseli chegando ao último giro com seis pontos de desvantagem.

A brasileira teve no assalto final sua melhor performance indo para o ataque, mas não conseguiu reagir, perdendo pelo placar de 19 a 14 e se despedindo cedo dos Jogos.

1º COMBATE DA HISTÓRIA DO BOXE FEMININO TEM VITÓRIA RUSSA

  • A estreia do boxe feminino em Olimpíadas teve vitória para a Rússia. Na mesma categoria de Érica, até 51 kg, Elena Savelyeva levou a melhor sobre a norte-coreana Hye Song Kim, pelo placar de 12 a 9. Em todos os quatro assaltos a campeã mundial de 2010 conseguiu marcar três pontos e, apesar da rival conseguir equilibrar algumas vezes a disputa, nunca conseguiu passar à frente. Com o resultado, a russa já está a um triunfo do pódio, já que o boxe distribui medalhas aos dois semifinalistas, independentemente do resultado da disputa pela vaga na final.

"ADRIANA VENCEU COM GARRA E ROBENILSON FEZ LUTA DIGNA DE FINAL"

UOL Cursos Online

Todos os cursos