Bronze no judô, Rafael Silva é metaleiro e tem fama de quebrar camas

Do UOL, em São Paulo*

  • Emmanuel Dunand/AFP

    Rafael Silva comemora após vencer sul-coreano na disputa do bronze entre os pesos pesados em Londres

    Rafael Silva comemora após vencer sul-coreano na disputa do bronze entre os pesos pesados em Londres

Aos 25 anos, Rafael Silva se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica nos pesos pesados do judô. Só mesmo o atleta mais pesado de toda a delegação brasileira para conseguir esse feito. Com 150 quilos, “Baby” chega a ter problemas para dormir. Não por causa do seu tamanho, mas pelo fato de ser difícil achar uma cama que resista ao seu peso.

“Mandamos fazer uma cama de ferro após quebrar muitas. Nem me recordo quantas foram, várias", admitiu Rafael, que dorme em uma cama especial na Vila Olímpica para garantir o sono em Londres.

Com 2,03 m de altura, Rafael também ganhou um apelido por causa do seu tamanho. Os amigos passaram a chamá-lo de “Baby” porque, apesar de seu porte intimidador, o lutador é calmo, introspectivo e tem fama de ser “bonzinho”.

Mas o estilo pacato de Rafael se transforma à beira do tatame. Para se “animar” antes das lutas, ele costuma assistir lutas de MMA: “Ver os caras batendo me dá mais agressividade e me ajuda a entrar no clima para vencer”.

Outro gosto que contrasta com seu estilo calmo é a música. Rafael é metaleiro assumido, fã de rock pesado. Afinal, nada melhor do que ver uma luta de MMA ao som de metal para deixar o “Baby” de lado e entrar no clima dos combates.

'ME IDENTIFICO COM RAFAEL'

  • Após a medalha, Ronaldo Fenômeno brinca com o peso no parabéns ao judoca: “me identifico com Rafael Baby”

Paranaense de Rolândia, Rafael teve um começo incomum no judô. Ele começou seus treinos somente aos 15 anos, contrariando a maioria dos judocas profissionais, que geralmente iniciam no esporte ainda na infância, a partir dos cinco anos.

Apenas dez anos depois de seus primeiros passos no tatame, Rafael entrou para a história com a primeira medalha do Brasil nos pesos pesados, que levou a seleção brasileira a bater o recorde de pódios estabelecido em Los Angeles-1984, com quatro conquistas.

Mas o “Baby” ainda tem outros desafios em sua carreira. Além de subir ao lugar mais alto do pódio, Rafael não esconde a vontade de encerrar a freguesia para o francês Teddy Riner, que conquistou o ouro olímpico em sua categoria.

Rafael já enfrentou Riner cinco vezes, e perdeu todas. “Venho acompanhando bastante ele. Nossas lutas já estão ficando mais parelhas. Ninguém é imbatível”, comentou o brasileiro antes das Olimpíadas.

A chance da revanche não veio em Londres, mas o bronze dará um ânimo a mais na próxima vez em que for enfrentar o carrasco francês. Assim como o metal e as lutas de MMA. “O resultado veio, e ainda bem que deu tudo certo. Agora é só treinar ainda mais para conseguir outros bons resultados”, avisou. 

*Colaborou Gustavo Franceschini, em Londres

"JUDÔ BRASILEIRO DEIXA BOA PERSPECTIVA PARA RIO-2016"

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

-->

UOL Cursos Online

Todos os cursos