Bronze de Cielo e Fratus fora do pódio finalizam decepção da natação brasileira em Londres

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Satiro Sodré/AGIF

    Cielo e Fratus não conseguiram realizar dobradinha nos 50 m em Londres

    Cielo e Fratus não conseguiram realizar dobradinha nos 50 m em Londres

A medalha de bronze de Cesar Cielo nos 50 m, em uma prova que era esperado o ouro, e Bruno Fratus fora do pódio traduzem um pouco da decepção da natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

Campeão mundial e recordista dos 50 m, Cielo sentiu cansaço pela disputa anterior na prova dos 100 m, em que foi sexto, e não conseguiu render seu máximo. Acabou em terceiro, uma posição acima de Bruno Fratus. Os dois eram esperanças de dobradinha na prova em que chegaram com os dois melhores tempos do ano.


“Não estou 100% satisfeito, mas é a terceira medalha olímpica da minha carreira, apesar de ser a de ouro que eu queria, é mais uma”, disse Cielo.

“É difícil, você passa bastante tempo se preparando e se dedicando a um ideal. Corre atrás do ideal e você fica em 4º por 2 centésimos, não sei se chega a ser frustrante, mas fico bem decepcionado”, disse Fratus.

A natação brasileira encerrou sua participação na sexta-feira, já que não chegou à final do revezamento 4 x 100 m medley, que será disputado sábado.

Fora o bronze de Cielo, só restou como medalha a prata de Thiago Pereira nos 400 m medley, uma prova em que não era esperada. Nos 200 m, sua preferida, ficou em quarto.

Cielo, Pereira e Fratus foram os três únicos brasileiros que disputaram finais em Londres. No total, a delegação brasileira teve 20 nadadores na Olimpíada, com 16 homens e duas mulheres.

Outros nomes de quem se esperava mais não corresponderam. Felipe França chegou com o terceiro melhor tempo do ano nos 100 m peito, mas não ficou nem entre os oito finalistas.

Muitos dos brasileiros que não foram à final ainda pioraram seus tempos em relação ao que vinham fazendo na temporada, como Kaio Marcio e Joanna Maranhão, que reclamou em forte tom de seu desempenho.

“Foi um tempo de b..., o pior da minha vida. Estou muito triste, mas é bom para eu aprender. Infelizmente não pude nadar nos 400 m medley, minha especialidade”, falou ao não passar das eliminatórias dos 200 m medley.

Apesar disso, Cielo, após sua participação, procurou olhar pelo lado positivo e valorizou as duas medalhas em Londres.

“Faço um balanço positivo, pois conquistamos medalhas importantes e competimos bem. Saímos com duas medalhas, o Thiago nos 400m medley e eu nos 50m livre,  e mais duas finais, eu nos 100m livre e ele nos 200m medley. Devemos mudar alguma coisa para 2016, mas a moldura do treinamento continuará mesma”, disse Cesar Cielo.

"A VITÓRIA DE FLORENT MANAUDOU FOI UMA ZEBRA"

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos