Mayra perde para rival norte-americana na semi e vai para a disputa do bronze

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Franck Fife/AFP

    Mayra Aguiar perdeu para a norte-americana Kayla Harrison na semifinal da categoria até 78 kg

    Mayra Aguiar perdeu para a norte-americana Kayla Harrison na semifinal da categoria até 78 kg

Mayra Aguiar é a nova vítima da “maldição” dos favoritos no judô em Londres. Líder do ranking na categoria até 78 kg, a brasileira foi derrotada na semifinal pela sua maior rival, a norte-americana Kayla Harrison, que aplicou uma chave de braço e venceu por finalização. Agora, a gaúcha vai disputar a medalha de bronze por volta das 11 horas (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo pelo Placar UOL.  

Esta foi a décima luta das duas, que começaram a se enfrentar desde 2010 e criaram uma forte rivalidade desde então. Nesta quinta, mais uma vez a disputa foi acirrada. Logo no começo, as duas trocaram tentativas de golpe e chegaram a se empurrar, em um momento de tensão na luta.

A brasileira dominava a pegada, mas a norte-americana levava vantagem no contragolpe. Até a metade do combate, não havia nem pontos nem punições. Faltando um minuto, Mayra caiu e Harrison conseguiu o yuko. A 15 segundos do fim, a norte-americana, boa no trabalho de chão, conseguiu uma chave de braço e venceu por ippon. 

Com a luta desta quinta, são seis vitórias para a americana e quatro para a brasileira. Os principais triunfos de Mayra no duelo foram nas finais dos Grand Slams do Rio, no ano passado, e no de Paris, neste ano. Já Harrison havia batido a brasileira no Pan de Guadalajara, no Grand Slam de Tóquio de 2011 e, principalmente, na final do Mundial de 2010, em Tóquio. Para aprender a superar Mayra, ela chegou a fazer treinos especiais no Rio de Janeiro no primeiro semestre.

Agora, caberá a Mayra Aguiar a briga pelo bronze, contra a holandesa Marhinde Verkerk, que venceu a primeira luta da repescagem. A disputa pelo terceiro lugar é uma consolação para quem, durante o dia, sonhou bastante com o ouro. Mais cedo, Mayra Aguiar havia mostrado força nas primeiras lutas. A brasileira estreou em Londres já na segunda rodada, com uma vitória com dois wazaris sobre a tunisiana Hana Mareghni. Nas quartas, ela bateu polonesa Daria Pogorzelec, novamente com dois wazaris, sem assustar muito sua torcida.

Mayra Aguiar chegou a Londres como líder do ranking olímpico e uma das principais candidatas a medalha de toda a delegação. Só que, assim como outros nove dos 12 primeiros cabeças de chave nas Olimpíadas, ela sairá do torneio sem o sonhado ouro. 

Brasileiros em Londres - dia 6
Brasileiros em Londres - dia 6

UOL Cursos Online

Todos os cursos