Minutos após nadar semifinal, norte-americana que calça 46 conquista o ouro nos 100 m costas
Do UOL Esporte, em São Paulo
-
REUTERS/David Gray
Missy Franklin, dos EUA, sorri no centro do pódio após o ouro nos 100 m costas
Não deu tempo para descansar. Ainda ofegante pela disputa das semifinais dos 200 m livre, realizada minutos antes, a norte-americana Missy Franklin conquistou a medalha de ouro nos 100 m costas nos Jogos Olímpicos de Londres.
A nadadora, de apenas 17 anos e dona de pés tamanho 46, era uma das favoritas a medalha na prova, mas sua performance permanecia em dúvida graças à disputa anterior. Entre os 200 m livre e os 100 m costas, se passaram cerca de 10min.
Mas o cansaço parece não ter pesado para Franklin, que se recuperou durante a prova e conseguiu o ouro com 58s33. A australiana Emily Seebohm, que quebrou o recorde olímpico nas eliminatórias (58s23), não reeditou a apresentação e marcou apenas 58s68. A japonesa Ara Terakawa completou o pódio, enquanto a recordista mundial, a britânica Gemma Spofforth, foi apenas a quinta colocada.
Os EUA também dominaram os 100 m costas masculino, com dobradinha no pódio. Matthew Grevers venceu com 52s16, batendo o recorde olímpico, 52s54, que pertencia ao compatriota Aaron Peirsol em Pequim-2008. Nick Thoman ficou com a prata, enquanto Ryosuke Irie ficou com o bronze.