Phelps vai à final e segue na briga pelo terceiro ouro olímpico seguido nos 200 m borboleta

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Norte-americano Michael Phelps nada para vencer a segunda semifinal dos 200 m borboleta

    Norte-americano Michael Phelps nada para vencer a segunda semifinal dos 200 m borboleta

Michael Phelps voltou às piscinas na noite desta segunda-feira, nas semifinais da prova dos 200 m borboleta. O norte-americano venceu a segunda bateria com o tempo de 1m54s53 e se classificou para a final - que acontece nesta terça-feira, às 15h47 - na quarta colocação.

Na prova dos 200 m borboleta, Phelps pode conseguir o primeiro tricampeonato olímpico da história da natação masculina. Ele ficou com o ouro em Pequim, em 2008, e em Atenas, em 2004.

Após conquistar a vaga, o nadador norte-americano mostrou insatisfação com o resultado. "Quando eu virei os primeiros 100 m, eu olhei meu tempo, estava muito, muito lento. Eu queria chegar com uma boa colocação nas finais. Estava muito devagar, terei que ter uma estratégia diferente para amanhã (quando será disputada a final da prova)", disse.

O japonês Takeshi Matsuda, com 1m54s25, o sul-africano Chad Le Clos, com 1m54s34, e o chinês Y. Chen, com 1m54s43, ficaram à frente de Phelps com os três melhores tempos entre os 16 nadadores que disputaram as semifinais.

O multicampeão americano ainda luta para subir no lugar mais alto do pódio nestes Jogos de Londres. Até agora, ele perdeu o ouro nos 400 m medley - ficou na 4ª colocação, sem medalha - e no 4 x 100 livre - faturou a prata com a equipe americana.

Caso consiga mais uma medalha, Michael Phelps alcança as 18 da ex-ginasta Larissa Latynina e se tornar o maior medalhista da história olímpica.

Brasileiros em Londres - dia 3
Brasileiros em Londres - dia 3

UOL Cursos Online

Todos os cursos