Kaio Márcio sofre no fim e é eliminado nos 200 m borboleta; Phelps passa à semi em 5º

Do UOL, em São Paulo

  • Satiro Sodre/AGIF

    Kaio Márcio foi campeão mundial em piscina curta, em 2006, nos 100 m borboleta

    Kaio Márcio foi campeão mundial em piscina curta, em 2006, nos 100 m borboleta

O Brasil foi eliminado com seus dois nadadores nas eliminatórias dos 200 m borboleta. Nesta segunda-feira, o paraibano Kaio Márcio ficou apenas em 17º na prova e, com isso, não entrou entre os 16 melhores que passaram às semifinais. Também brasileiro, Leonardo de Deus caiu ao ser penúltimo na mesma bateria de Kaio. Já Michael Phelps, que tenta se recuperar de fracassos nos dois primeiros dias, avançou em quinto lugar no geral.

Na penúltima bateria, os brasileiros começaram a série bem, em segundo e terceiro lugares nos primeiros 50 m. Leonardo de Deus caiu de produção, e Kaio Márcio se manteve, chegando a bater os 150 m em segundo lugar. No entanto, o gás do paraibano se foi, e ele fechou apenas em quinto, com 1min56s99, bem atrás dos 1min55s81 do líder, o japonês Takeshi Matsuda.

“Foi uma prova bem disputada para se classificar, mas infelizmente não consegui fazer o tempo para ir à semifinal. Fiquei em um empate na 17ª posição, mas não sei se vai ter uma prova para desempatar, acho muito difícil alguém desistir da final e alguém entrar como substituto”, afirmou Kaio, ao SporTV.

O melhor dentre todas as séries foi Dinko Jukic, da Áustria, com o tempo de 1min54s79. Na mesma série, Phelps acabou na terceira colocação, com o tempo de 1min55s53.

Brasileiros em Londres - dia 3
Brasileiros em Londres - dia 3

Kaio Márcio é um especialista em piscina curta e coleciona grandes resultados nas provas mais velozes do nado borboleta. Em piscina de 25 m, ele foi campeão mundial em 2006, nos 100 m do estilo, e conquistou uma prata e dois bronzes no Mundial de 2010.

Michael Phelps, até aqui, coleciona dois fracassos nos Jogos de Londres, após seus oito ouros há quatro anos, em Pequim. Ele nadou os 400 m medley, mas viu Ryan Lochte ser campeão, com o brasileiro Thiago Pereira ficando com a prata. No domingo, no revezamento 4x100 m livre, perdeu para a França com o time norte-americano.

O Brasil teve um bom primeiro dia de provas no sábado, com a medalha de prata de Thiago Pereira, mas não foi tão bem no domingo, quando foi eliminado logo nas eliminatórias dos 100 m costas, com Fabiola Molina e Daniel Orzechowski.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS 200 M BORBOLETA:

UOL Cursos Online

Todos os cursos