Seleção e Daiane ficam fora de finais, e ginasta se despede sem medalha olímpica

Do UOL, em São Paulo*

  • Flávio Florido/UOL

    Daiane foi a brasileira mais regular nas eliminatórias em Londres, mas não avançou às finais

    Daiane foi a brasileira mais regular nas eliminatórias em Londres, mas não avançou às finais

Acabou neste domingo a longa carreira de Daiane dos Santos na seleção brasileira de ginástica artística. Apesar de se apresentar bem nas eliminatórias, a gaúcha não obteve notas altas suficientemente para levá-la às finais por aparelhos. O Brasil, com desempenho irregular das demais ginastas, também acabou fora da final por equipes pela primeira vez desde 2000, e desta maneira Daiane se despede da seleção sem ter conquistado uma medalha olímpica sequer.

Campeã mundial do solo, a 'brasileirinha', como foi apelidada por usar a música "Brasileirinho" como tema de sua apresentação mais famosa, liderou o ranking mundial de solo durante anos e venceu etapas de Copas e Supercopas do Mundo. Entretanto, em suas três Olimpíadas, passou em branco.

MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA

  • rEUTERS

    Daniele Hypolito diz que erro de Diego "mexeu", mas não relaciona suas falhas ao irmão

  • Flávio Florido/UOL

    Contente com atuação, Daiane dos Santos exalta colegas e manda recado para crítica

  • Reuters

    Ginasta campeã mundial vai bem, mas fica fora de final, chora e passa reto pela imprensa

Na primeira, em Atenas-2004, era franca favorita à medalha de ouro no solo, mas na final do aparelho cometeu um erro grave - colocou o pé fora do tablado - e terminou na quinta colocação.

Em Pequim-2008, novamente Daiane era candidata a pódio, desta vez não necessariamente ao ouro. Mas o mesmo erro da Grécia foi cometido, e a gaúcha ficou na sexta posição.

Daiane foi a Londres sem grandes esperanças de medalhas, tendo como meta chegar à final do solo. Não conseguiu, pois terminou na 17ª colocação com seus 14,166 pontos. Como apenas oito avançam à decisão, ela está oficialmente fora da disputa.

Da mesma maneira, o Brasil também está eliminado da briga por equipes. A seleção verde-amarela terminou na 12ª e última colocação, ficando fora da zona de oito classificados. Estados Unidos, Rússia, China, Romênia, Reino Unido, Japão, Itália e Canadá ficaram com as vagas.

Bruna Leal e Daniele Hypolito ainda tinham esperanças de pegarem a final do individual geral, mas também estão fora da disputa. Ao todo, 24 ginastas se classificam, mas elas ficaram na a 36ª e 37ª colocações, respectivamente (31ª e 32ª, levando em conta a regra de que cada país só pode classificar duas ginastas).

Com estes resultados negativos, Londres-2012 é a primeira Olimpíada desde Atlanta-1996 em que o Brasil não coloca nenhuma ginasta nas finais femininas. A equipe foi à final nas últimas duas edições, Daniele Hypolito se classificou no individual geral em 2000, 2004 (com Camila Comin) e 2008 (com Jade Barbosa), Daiane foi à decisão do solo em 2004 e 2008 e Jade foi à final de salto em Pequim.

Em Londres, os únicos representantes da ginástica artística que seguem na disputa são homens. Sergio Sasaki participa nesta quarta-feira da final individual geral. Arthur Zanetti, por sua vez, tentará uma medalha nas argolas no dia 6 de agosto.

*Atualizada às 17h45

Brasileiros em Londres - 2º dia
Brasileiros em Londres - 2º dia

UOL Cursos Online

Todos os cursos