Ginasta campeã mundial vai bem, mas fica fora de final, chora e passa reto pela imprensa

Do UOL, em São Paulo*

  • REUTERS/Mike Blake

    Gabby Douglas e Aly Raisman (1ª e 2ª à esq.) tiraram Jordyn Wieber (d) da final individual geral

    Gabby Douglas e Aly Raisman (1ª e 2ª à esq.) tiraram Jordyn Wieber (d) da final individual geral

A equipe norte-americana de ginástica artística teve uma apresentação praticamente impecável neste domingo, nas eliminatórias femininas dos Jogos Olímpicos de Londres, e avançou à final com a melhor soma entre todos os países: 181,163 pontos das americanas. Mas nem tudo foi motivo de festa para o grupo. Campeã mundial em 2011, Jordyn Wieber não se classificou para a final do individual geral e mostrou claro desapontamento.

MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA

  • rEUTERS

    Daniele Hypolito diz que erro de Diego "mexeu", mas não relaciona suas falhas ao irmão

  • Flávio Florido/UOL

    Seleção e Daiane ficam fora de finais, e ginasta se despede sem medalha olímpica

Wieber foi bem em todos os aparelhos e somou 60,032 pontos, ocupando a quarta colocação geral. Para seu azar, porém, outras duas compatriotas a superaram por poucos décimos: Aly Raisman ficou em segundo lugar com 60,391 e Gabby Douglas terminou em terceiro com 60,265. Como só duas ginastas de cada país podem avançar a cada uma das finais individuais, Wieber ficou fora da decisão geral.

A decepção ficou estampada no rosto da atleta de 17 anos. Chorando, Wieber cumprimentou brevemente as colegas e os treinadores do time americano e passou reto pela zona de imprensa, sem dar declarações aos jornalistas.

Minutos após a reação intempestiva, Jordyn Wieber divulgou um comunicado oficial direcionado à FIG (Federação Internacional de Ginástica) explicando sua saída e fez questão de parabenizar as companheiras. Porém, não sem lamentar o próprio resultado.

“Sempre foi um sonho meu competir em uma final olímpica de individual geral, mas eu estou orgulhosa de Aly e Gabby. Estou muito feliz que elas tenham alcançado essa final geral e que eu tenha ajudado o time a alcançar a decisão por equipes”, declarou a ginasta, que também falou como foi ver Aly Raisman tirar sua vaga na final geral com a nota do último aparelho, o solo. "Foi difícil, porque claro que eu queria uma vaga. Mas eu também queria que ela fizesse o melhor possível para ajudar o time".

Apesar do ótimo desempenho, Wieber ficou atrás de suas compatriotas em três dos quatro aparelhos que disputou e, individualmente, só conseguiu alcançar uma decisão, no solo, com a sexta melhor nota. A final feminina por equipes será na terça-feira, o individual geral será na quinta e as disputas por aparelhos começam no próximo sábado.

Atualizada às 17h49

UOL Cursos Online

Todos os cursos