Argentina bate Lituânia com tranquilidade e encerra primeiro dia do basquete masculino

Do UOL, em São Paulo

  • Christian Petersen/Getty Images

    Luis Scola, capitão e destaque da Argentina na vitória sobre a Lituânia

    Luis Scola, capitão e destaque da Argentina na vitória sobre a Lituânia

O domingo (27 de julho) do basquete nas Olimpíadas de Londres foi encerrado com vitória com folga da seleção argentina sobre a tradicional Lituânia. Superiores a partir do segundo quarto, os argentinos derrotaram os lituanos por  102 a 79.

Válida pelo grupo A da competição,  a partida começou disputada, com a Argentina vencendo o primeiro quarto por apenas um ponto de vantagem, com um placar de 24 a 23.

No segundo quarto, porém, os argentinos cresceram no jogo, chegando a abrir 10 pontos de vantagem no placar. Após uma bela cesta de três pontos do armador Pablo Prigioni, que lançou o arremesso quase do meio da quadra, a seleção argentina deixou o placar em 48 a 38.

A partir de então, os argentinos foram superiores e não deram chances para os lituanos. Com defesa bem posicionada e velocidade no ataque, nem as vaias da torcida da Lituânia atrapalharam a equipe da Argentina, que aumentou sua vantagem para 17 pontos no terceiro quarto.

O destaque do jogo foi ala-pivô Luis Scola, capitão argentino que sagrou-se recentemente o maior pontuador da história da seleção hermana. Ele atua na NBA pelo Phoenix Suns e marcou 32 pontos sobre a Lituânia.

Sem chances de virada, os lituanos viram a equipe da Argentina, campeã olímpica em Antenas 2004  e medalha bronze nos últimos Jogos em Pequim 2008, encerrar o jogo com o placar de 102 a 79 a primeira série de jogos do basquete masculino em Londres.

O dia na modalidade começou com a estreia com vitória da equipe da Nigéria em Jogos Olímpicos. Às 5h (horário de Brasília), os nigerianos bateram a seleção da Tunísia por 60 a 56.

Em seguida, às 7h15 (de Brasília), foi a vez do Brasil fazer sua primeira partida em Londres, que marcou o retorno da seleção aos Jogos após 16 anos de ausência. Apesar dos erros, a equipe brasileira venceu a Austrália pelo apertado placar de 75 a 71.

Já os americanos, favoritos ao ouro, venceram com folga a equipe da França, fechando o jogo em 98 a 71 com gardnes atuações de Lebron James e Kevin Durant.

Pela Espanha, o destaque foi Pau Gasol, que marcou 21 pontos na vitória por 97 a 81 sobre a China, confirmando os espanhóis como fortes candidatos ao ouro em Londres. Outra forte equipe na competição, a Rússia venceu os anfitriões do Reino Unido por 95 a 75.

NÚMEROS DO JOGO

NÚMEROS DA ARGENTINA

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos