Dream Team estreia com folga e bate a França com quase 30 pontos de vantagem

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO /EMMANUEL DUNAND

    Sob a marcação do francês Parker, LeBron James tenta a jogada na estreia dos EUA

    Sob a marcação do francês Parker, LeBron James tenta a jogada na estreia dos EUA

Uma das estreias mais aguardadas dos Jogos Olímpicos acabou como mandava o roteiro. Sob o comando de Lebron James e Kevin Durant, os Estados Unidos bateram a França neste domingo por 98 a 71 e começaram a campanha pelo bi olímpico como se esperava, sem sustos.

"Fizemos um grande jogo diante de uma grande equipe. Dividimos bem a bola, fomos bem nos rebotes... Foi uma boa estreia", disse Myke Krzyzewski, técnico dos Estados Unidos, logo após a partida.

Diante de um público animado, os Estados Unidos lideraram desde o início, mas não conseguiram grande folga no primeiro período. Com a pontuação bem dividida e nenhum grande destaque individual, os norte-americanos sofreram com a marcação forte da França, não impuseram seu jogo de transição durante e terminaram ganhando por apenas um ponto: 22 a 21.

Michelle Obama prestigia estreia
Veja Álbum de fotos

Só que o fôlego não durou muito. Só no segundo quarto o Dream Team fez 30 a 15 e chegou a 56 a 32 no intervalo. Um dos melhores momentos do jogo foi quando James Harden recuperou a bola na defesa e ligou rápido com Deron Williams, que tentou a assistência de costas e levou a torcida à loucura, mesmo quando Kevin Durant sofreu falta e não conseguiu a cesta.

Do outro lado, a França já sofria, principalmente no perímetro. O time de Tony Parker só acertou um dos uma de suas 11 tentativas da linha dos três pontos no primeiro tempo. Cada vez mais tranquila, a seleção dos Estados Unidos começou a fazer jogadas de efeito.

Deron Williams e Lebron James protagonizaram belas pontes aéreas. O mesmo Lebron deu pelo menos duas assistências de encher os olhos e Kevin Durant disparou como cestinha da partida, terminando com 22 pontos. No fim do jogo, James Harden ainda cravaria uma bola para levantar a arquibancada.

O público, aliás, foi bastante acionado. Em todas as pausas, um animador provocava a plateia com entrevistas, coros, pedidos de dança e até um “Parabéns para Você”, este último acompanhado por ninguém menos que Michelle Obama. A primeira-dama americana visitou de novo a Arena de Basquete do Parque Olímpicos que bateu palmas ao ser flagrada pela câmera no da música.

Em quadra, nem mesmo a altura no garrafão, calcanhar de Aquiles do time americano, considerado baixo, atrapalhou. Os Estados Unidos dominaram os rebotes defensivos e ofensivos e chegaram perto de abrir 30 pontos de vantagem no terceiro período, quando a França já estava totalmente entregue.

O “Coach K” ainda aproveitou para dar rodagem à equipe. Kobe Bryant, por exemplo, ficou carregado de faltas e ganhou um descanso, jogando pouco mais de 12 minutos ao todo. Kevin Love, Russel Westbrook e Deron Williams foram alguns dos mais utilizados durante o jogo. Até o caçula Anthony Davis, que sequer entrou na NBA ainda, também teve chance de entrar e pontuar com uma ponte aérea.

Foi nesse ritmo que os Estados Unidos fecharam o jogo em 98 a 71, com direito à imagem de Kobe Bryant e Lebron James relaxados no banco. O Dream Team agora volta à quadra na próxima terça, às 18h15 (horário de Brasília), para enfrentar a Tunísia, enquanto a França tenta recuperar-se contra a Argentina, no mesmo dia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos