Com neta da rainha, família real britânica volta a competir nos Jogos após 36 anos

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Mike Hutchings

    Amazona Zara Phillips é a 14ª na linha de sucessão ao trono britânico

    Amazona Zara Phillips é a 14ª na linha de sucessão ao trono britânico

A família real britânica está oficialmente de volta aos Jogos Olímpicos após 36 anos. Neste domingo, a amazona Zara Phillips, neta da rainha Elizabeth 2ª, fez sua estreia no Concurso Completo de Equitação e terminou a prova de adestramento com 46,10 pontos, na 24ª posição.

Zara é a 14ª na linha de sucessão ao trono e a segunda pessoa da família real a disputar uma edição de Olimpíada. A primeira foi justamente sua mãe, a princesa Anne, irmã do príncipe Charles e filha da rainha. Ela competiu em Montreal-1976.

"É estupendo ter sido selecionada para a equipe e estar aqui, em casa, é uma grande sensação. Quer fazer apenas o melhor para a equipe", afirmou a competidora.

Celebridades na torcida em Londres
Celebridades na torcida em Londres

Apesar da ascendência, a atleta de 31 anos minimiza o fato de pertencer à realeza e diz que deseja ser lembrada somente por seu amor pelo esporte. A moça pratica equitação desde criança, influenciada também pelo pai, Mark Philips, campeão olímpico em Munique-1972.

Campeã europeia em 2005 e 2007, Zara chegou a ser eleita a personalidade esportiva mais influente do Reino Unido em 2006, ano em que também se sagrou campeã mundial. Mas disputa em Londres apenas sua primeira Olimpíada.

Tanto em Atenas-2004, quanto Pequim-2008, Phillips foi traída pelo cavalo Toytown. Com o parceiro de competições lesionado às vésperas das duas edições dos Jogos, a atleta ficou fora.

A amazona deixou de ser protagonista do hipismo britânico, campeão olímpico por equipes em 2008, e desde então passou a ocupar espaço nas páginas de celebridades. Ela se casou com um jogador da seleção inglesa de rúgbi e passou a sofrer com os tabloides.

No ano passado, jornais publicaram fotos de seu marido beijando uma desconhecida na Nova Zelândia durante o Mundial de rúgbi. A herdeira do trono ignorou o fato e manteve o casamento.

Agora com novo cavalo, High Kingdom, Zara Phillips tem nova oportunidade de voltar ao topo e chamar a atenção da imprensa britânica somente pelo esporte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos