Amizade com Bolt vai sobreviver a Londres, garante parceiro de treinos e rival Blake

Do UOL, em São Paulo.

  • AFP PHOTO / MLADEN ANTONOV

    Bolt (direita) e o amigo Yohan Blake, que o venceu nas seletivas jamaicanas dos 100 m e dos 200 m rasos

    Bolt (direita) e o amigo Yohan Blake, que o venceu nas seletivas jamaicanas dos 100 m e dos 200 m rasos

Os jamaicanos Usain Bolt e Yohan Blake são parceiros de treinos e estarão juntos no revezamento 4x100 metros nas Olimpíadas de Londres. A amizade, porém, é deixada de lado quando se enfrentam nos 100 m e nos 200 m. Blake levou a melhor na seletiva jamaicana, no final de junho, e diminuiu o favoritismo do recordista mundial, mas garante que a relação entre eles não mudará.

“Ganhar, perder ou empatar, nós somos amigos. Apesar de ele querer ganhar e de eu querer ganhar”, disse Blake em entrevista à BBC. As finais das provas de 100 m e 200 m acontecerão nos dias 05 e 09 de agosto respectivamente.
 
O desempenho de Blake nas seletivas de Kingston o levaram de coadjuvante a possível sucessor de Bolt, que conquistou três medalhas de ouro em Pequim-2008. O velocista de 22 anos é o atual campeão mundial, apesar de ter vencido a prova em Daegu, Coreia do Sul, quando Bolt foi desclassificado por ter queimado a largada.
 
“Sempre que treino eu quero vencer, mas ele sempre está lá. Então eu digo: ‘Como eu vou batê-lo no grande dia?’ É por isso que às vezes quero ficar na frente (no treino), para quando estiver na pista poder dizer ‘Ok, eu o venci nos treinamentos’”, afirmou.
 
Longe de resistir à evolução de Blake, Bolt tem ajudado o desenvolvimento do atleta que ele apelidou de “a Besta” com dicas para as competições. “Ele me diz: ‘Yohan, olhe, você não está fazendo isso pelo povo, você não está fazendo isso pelos fãs, você não está fazendo isso pela sua família. Você está fazendo isso por você’. Ele consegue me motivar”, garante Blake.
 
Bolt, porém, sabe que o compatriota é um dos principais rivais em Londres, ao lado do também jamaicano Asafa Powell e dos norte-americanos Tyson Gay e Justin Gatlin.
 
O atual campeão olímpico brinca sobre a relação entre eles e o favoritismo na prova mais rápida do atletismo. “Nós treinamos todo dia, eu sei quão duro ele trabalha, então eu adoraria que Blake vencesse se eu não estivesse nos 100 m”, declara à BBC.
Usain Bolt
Usain Bolt

UOL Cursos Online

Todos os cursos