Três vezes campeão olímpico, ex-boxeador cubano morre após sofrer infarto

Das agências internacionais

Em Havana (Cuba)

  • Javier Galeano/AP

    Teofilo Stevenson é considerado o melhor boxeador amador da história

    Teofilo Stevenson é considerado o melhor boxeador amador da história

O ex-boxeador Teófilo Stevenson, três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado, morreu nesta segunda-feira aos 60 anos. Ele sofreu um infarto do miocárdio, de acordo com agências de notícias de Cuba.

Teofilo Stevenson, ex-pugilista cubano
Teofilo Stevenson, ex-pugilista cubano

Considerado o melhor boxeador amador da história, Stevenson conquistou as medalhas de ouro nos Jogos de Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980. Ele ainda teria condições de participar dos Jogos-1984, em Los Angeles (EUA), mas não disputou o evento por razões políticas.

Stevenson encerrou sua carreira como boxeador em 1986, após conquistar o título mundial de boxe pela terceira vez com a vitória sobre o norte-americano Alex Garcia. Em seus 20 anos de carreira, o cubano ganhou 301 das 321 lutas que disputou.

No último sábado, o ex-boxeador participou de uma caminhada realizada em Havana para celebrar a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres. Mais de 100 figuras destacadas do esporte da ilha participaram do evento.


A televisão estatal cubana destacou os "triunfos, simplicidade e patriotismo" de 'Pirolo', como Stevenson era popularmente conhecido. "Além da glória conquistada sobre os ringues, sua morte deixa um vazio incalculável no seio do esporte revolucionário cubano", ressaltou a mídia oficial.

O ex-atleta trabalhava na Federação Cubana de Boxe e na Comissão Nacional de Atendimento a Atletas do Instituto Cubano de Esportes. Em janeiro, Stevenson ficou um longo período internado em estado grave após sofrer problemas vasculares.

Morte de esportistas
Morte de esportistas

UOL Cursos Online

Todos os cursos