UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Seul se livra dos boicotes, mas Jogos sucumbem ao escândalo de doping do velocista Ben Johnson
Poster
Reprodução
Medalha
Reprodução
Ficha
Quando:
17/09/1988 a 01/10/1988
Países participantes:
159
Total de atletas:
8.391 (m: 6.197, f: 2.194)
Participação do Brasil:
24º lugar
Total de modalidades:
25
Total de medalhas distribuídas:
739

Na era pós-boicotes, escândalo de doping mancha Jogos de Seul

Depois de três edições tumultuadas, a grande maioria dos países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) voltou a participar dos Jogos em Seul. Após os boicotes de africanos em Montreal-1976, norte-americanos em Moscou-1980 e soviéticos em Los Angeles-1984, a Olimpíada enfim foi disputada pelas maiores potências do esporte, com exceção de Cuba.

A maior preocupação do COI em relação a Seul era a falta de apoio popular do governo sul-coreano e a constante hostilidade com a vizinha do norte. Sob pressão, os organizadores oficializaram um convite à Coréia do Norte, que preferiu não participar. Na cerimônia de abertura, o vencedor da maratona olímpica de 1936, em Berlim, Song Kee-chung, obrigado, na época, a competir sob a bandeira do Japão, levou a tocha olímpica.

Se a organização foi impecável, um escândalo de doping manchou a Olimpíada. O canadense Ben Johnson, vencedor dos 100 m rasos com 9s79, foi desclassificado três dias depois, após um exame apontar o uso de esteróides anabolizantes. A vitória foi para o norte-americano Carl Lewis, que fez a prova em 9s92.

Aurélio Miguel evita 'branco'

O único ouro do Brasil veio no judô com Aurélio Miguel, que venceu cinco combates na categoria meio-pesado. No atletismo, o então recordista olímpico Joaquim Cruz não repetiu o feito de Los Angeles e, com 1min43s90, ficou com a prata. Já Róbson Caetano levou bronze nos 200 m, com o tempo de 20s4.

A segunda prata do Brasil veio com a seleção, que repetiu o resultado de quatro anos antes. Sob o comando de Carlos Alberto Silva, o time, que teve Taffarel, André Cruz, Mazinho, Jorginho, Neto, Bebeto, Ricardo Gomes e Valdo perdeu a final para a União Soviética por 2 a 1 na prorrogação. Romário foi o artilheiro do torneio.

Na vela, vieram mais dois bronzes, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão, na classe Star, e Lars Grael e Clinio Freitas, na Tornado.

No basquete, a equipe masculina liderada por Oscar Schmidt ficou na quinta colocação. Na fase classificatória, contra a Espanha, Oscar marcou 55 pontos, recorde olímpico de pontos em um jogo. No vôlei, o Brasil obteve um quarto lugar no masculino e um sexto, no feminino.

Compartilhe: