UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 17h42

Zé Roberto agradece a psicóloga, mas diz que time teve força própria

Roberta Nomura
Em Guarulhos (SP)
O dia do retorno ao Brasil, nesta quarta-feira, foi de agradecimentos. Após a conquista do inédito ouro olímpico da seleção brasileira feminina de vôlei, o técnico José Roberto Guimarães fez questão de enaltecer o empenho das famílias e o trabalho de todos os que participaram da preparação do time. Na lista está a psicóloga Sâmia Hallage Figueiredo.

Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Técnico Zé Roberto e jogadoras dão 1ª entrevista no Brasil após o ouro olímpico
Diego Padgurschi/Folha Imagem
Recebidas como heróinas, atletas desfilam em carro aberto pelo centro de São Paulo
CONFIRA IMAGENS DA SELEÇÃO
TIME COMEMORA FIM DA PRESSÃO
ZÉ ROBERTO PREGA PÉS NO CHÃO
TÉCNICO EXALTA LEVANTADORA
Embora tenha destacado o desempenho da profissional, o treinador minimizou a interferência direta no resultado final dos Jogos Olímpicos de Pequim. "O fato de ter uma psicóloga foi muito benéfico e uma decisão muito acertada, mas não podemos dizer que foi só isso. Ela nos ajudou muito, mas já havia a preparação e estávamos engasgados", afirmou.

Sâmia Hallage Figueiredo iniciou o trabalho com a seleção feminina neste ano visando as Olimpíadas na China. Mesmo após o veto do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a equipe conseguiu levá-la para Pequim.

"Nunca me senti tão tranqüilo. O time estava se comportando muito bem. Quando você vê uma maior movimentação do que dos adversários, você sabe que é uma questão de tempo. Temi pelo tie-break, mas sabia que a bola ia cair", contou Zé Roberto.

O medo do treinador tinha um histórico. Após o quarto lugar em Atenas-2004, quando a seleção perdeu a chance de ir à final após estar vencendo o quarto set por 24-19, a equipe ainda amargou o vice-campeonato Mundial ao perder para a Rússia, também de virada. O pesadelo aumentou em 2007, ano em que a equipe desperdiçou seguidos match points e ficou com a prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, ao perder para Cuba.

O fantasma do 'quase' parece ter sido completamente superado e, no retorno ao Brasil, Zé Roberto lembrou do apoio das confederações, técnicos de clubes, patrocinadores, comissão técnica, além das jogadoras. O discurso incluiu ainda os familiares e o presidente da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), Ary Graça.

"Ele me ajudou em todos os sentidos, inclusive me bancando em algumas situações difíceis e de pressão nesta longa caminhada", afirmou.

Compartilhe: