UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 14h18

Na volta ao Brasil, campeão Zé Roberto prioriza pés no chão

Roberta Nomura
Em Guarulhos (SP)
Em sua primeira entrevista no Brasil depois de conquistar o ouro inédito com o vôlei feminino, o técnico José Roberto Guimarães fez questão de pregar cautela. O treinador lembrou que é necessário pensar no futuro para que o trabalho vitorioso tenha prosseguimento na seleção feminina.

"Elas são muito jovens, estão experimentando uma vitória histórica, mas a preocupação é a de manter os pés no chão. Tudo tem que ser valorizado e muito comemorado, mas não pára por aí", disse Zé Roberto.

Primeiro campeão olímpico com a seleção masculina, em Barcelona-1992, o treinador já planeja um trabalho de renovação no time feminino, após seu segundo feito inédito. Pelo menos duas ausências já estão confirmadas: a meio-de-rede Walewska e a veterana levantadora Fofão já anunciaram a aposentadoria da seleção.

O técnico disse que a saída de Fofão será especialmente representativa nas mudanças que pretende implantar. "Vai ser uma troca importante, que é a levantadora. É trocar o coração do time. Substituir uma jogadora como a Fofão, que tem 17 anos de seleção, não vai ser simples, mas vamos buscar da melhor maneira possível", afirmou Zé Roberto.

Após experimentar a glória de conquistar a medalha de ouro em 1992, o técnico teve que dar a volta por cima depois da eliminação traumática na semifinal de Atenas-2004 com o time feminino. Após o fim de outra edição dos Jogos, Zé Roberto afirmou que é preciso sempre olhar para a frente. "Já vivi os dois lados, essa sempre foi minha preocupação. Agora é ter consciência: ganhamos, foi ótimo, mas o futuro está aí."

A seleção feminina já se prepara para o próximo torneio, o Final Four, que acontece em Fortaleza, no Ceará, de 3 a 7 de setembro. O campeonato terá, além do Brasil, a presença das seleções de Cuba, República Dominicana e Argentina.

Compartilhe: