UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/08/2008 - 15h26

Após desabafos momentâneos, seleção comemora fim de pressão

Roberta Nomura
Em Guarulhos (SP)
A conquista do inédito ouro olímpico da seleção brasileira feminina de vôlei foi marcada também pelos desabafos de uma equipe anteriormente estigmatizada como 'amarelona'. Nas primeiras horas em solo nacional, nesta quarta-feira, o técnico José Roberto Guimarães e a ponteira Mari pediram desculpas pelos gestos espontâneos após a vitória sobre os Estados Unidos na final dos Jogos Olímpicos de Pequim e se disseram aliviados com o fim da pressão.

Sebastião Moreira/EFE
Depois de 'trauma' de Atenas-2004, Mari comemora ouro em desfile de carro aberto
CONFIRA IMAGENS DA SELEÇÃO
ZÉ ROBERTO PREGA PÉS NO CHÃO
TÉCNICO EXALTA LEVANTADORA
ZÉ ROBERTO AGRADECE PSICÓLOGA
"O cala-boca que fiz foi um desabafo momentâneo. Até porque tive momentos complicados e só eu sei o que passei nestes quatro anos. Foi o que veio a minha cabeça na hora, mas peço desculpas se ofendi alguém", afirmou Mari. A ponteira foi apontada como uma das grandes culpadas pela derrota para a Rússia na semifinal de Atenas-2004, quando a equipe vencia por 24-19 no quarto set, mas sofreu a virada e ficou de fora da final.

Na disputa pelo bronze, a jogadora foi substituída logo no primeiro set, e assistiu do banco, sua equipe perder a medalha para Cuba. "Não pensava naquela bola que não caía. O que me incomodava era ter que responder como seria nosso desempenho na próxima competição, algo que não dá para saber. Isso nos colocava a pressão de ir sempre bem", desabafou Mari.

A desconfiança com relação à seleção começou em Atenas-2004 e se agravou durante o ciclo olímpico. No Mundial de 2006, novamente a Rússia atrapalhou o caminho das brasileiras, que sofreram nova virada e perderam o título. O drama teve ainda o episódio dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Após desperdiçar seguidos match points, o Brasil perdeu para as rivais cubanas e teve que se contentar com a prata, em casa.

"Essa seleção foi chamada de amarelona e eu não aceitava essa situação. Vi jogadoras baterem tudo o que podiam e a bola não cair. Não admitia isso. Com a conquista desabafei e peço desculpas se ofendi alguém", explicou Zé Roberto, que após a vitória na final olímpica afirmou que a medalha conquistada era amarela ouro.

A conquista do título inédito no vôlei brasileiro deve aumentar a responsabilidade, segundo o treinador, mas o período de pressões foi superado. "Teremos que manter esta equipe entre as melhores do mundo, mas aquele sofrimento acabou."

Compartilhe: