UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 16h05

Após prata nos "violinos", Scheidt está pronto para barcos maiores

Bruno Doro
Em Pequim (China)
A classe Star é considerada a mais técnica entre todas as disputadas nos Jogos Olímpicos. O acerto do barco é tão difícil que a maioria dos velejadores, incluindo os dois maiores nomes da vela nacional, a considera a classe dos violinos.

Robert Scheidt, que conquistou nesta quinta-feira a medalha de prata justamente na Star, ficou mais conhecido como multicampeão da classe Laser, de barco iguais. Essa, longe de ser comparada a um instrumento musical, é considerada o kart da modalidade. Foram oito títulos mundiais e três medalhas olímpicas no barquinho, que dominou por tanto tempo que os críticos afirmaram que ele ficou tempo demais por lá.

Após a prata desta quinta-feira, então, o velejador paulista mostrou que está pronto para dar novos saltos, que não vão demorar. Já a partir de 2009 seu calendário deve incluir mais competições de classes de Oceano, com embarcações maiores e com mais tripulantes.

"A idéia para o ano que vem é velejar um pouco mais de vela oceânica, me envolver com algum projeto internacional, mas não Volvo Ocean Race, nem America's Cup, pelo menos por enquanto", avisa o velejador, citando as duas principais provas da vela mundial.

O discurso, porém, dá abertura para que Scheidt siga os passos de Torben Grael, o primeiro brasileiro a disputar a final da America's Cup. O brasileiro recebeu convite para fazer parte da tripulação do Prada, sindicato italiano que disputou a última America's Cup, mas aguarda a definição da guerra judicial que a competição enfrenta para anunciar uma nova campanha.

O atual campeão, Alinghi/SUI, e o sindicato norte-americano Oracle discutem na justiça a forma da disputa. O mais provável é que os dois disputem a próxima edição do evento em catamarãs gigantes e só a partir daí a America's Cup volte a seu formato normal, com mais de um desafiante. Por isso, mesmo que aceite convite do Prada para correr em 2009 pelo time, não estará, tecnicamente, em um projeto da America's Cup.

Detalhes a parte, o velejador não pretende abandonar a classe Star. "Paralelo a esses projetos, vamos continuar com nossa campanha olímpica. O ano que vem vai ser um pouquinho mais morno, mas vamos correr o Campeonato Mundial, o Europeu, a Semana de Kiel (Alemanha). Não vamos parar, para não perder um pouquinho o ritmo que a gente conseguiu. Mas vamos ter alguns meses de descanso e em 2009, a gente volta, para brigar por mais um título mundial.", avisa Scheidt.

Compartilhe: