UOL Olimpíadas 2008 Quadro de medalhas
 

Scheidt é prata na Star e se torna 1º brasileiro com quatro medalhas seguidas

Bruno Doro

Em Qingdao (China)

Na classe que consagrou Torben Grael, o maior atleta olímpico brasileiro, Robert Scheidt superou nesta quinta-feira um recorde do veterano velejador. O paulista conquistou a medalha de prata na classe Star, ao lado de Bruno Prada, nas Olimpíadas de Pequim, seu quarto pódio em quatro edições dos Jogos consecutivas.

Antes de Scheidt, nenhum atleta tinha alcançado tal feito. Torben Grael, brasileiro com o maior número de medalhas olímpicas, foi cinco vezes ao pódio, mas em seis edições. Até Barcelona-1992, o bicampeão olímpico tinha uma prata (na classe Soling, em Los Angeles-1984, com Daniel Adler e Ronald Senft) e um bronze (na Star, com Nelson Falcão, em Seul-1988). Sem ir ao pódio em Barcelona, voltou em Atlanta-1996 e levou seu primeiro ouro, na Star com Marcelo Ferreira. Em Sydney-2000 foi bronze e em Atenas-2004, voltou a ser campeão olímpico.

A trajetória de Scheidt nos Jogos Olímpicos impressiona. Em Atlanta-1996, aos 23 anos, já campeão mundial da classe Laser, conquistou a medalha de ouro, surpreendendo quem não o conhecia no Brasil. Em Sydney-2000, perdeu para sua nêmesis, o britânico Ben Ainslie, e ficou com a prata. Quatro anos depois, em Atenas-2004, já pensando em mudar para a Star, tornou-se bicampeão olímpico.

Trajetória da Dupla

Regata 1
10º lugar
Regata 2
11º lugar
Regata 3
6º lugar
Regata 4
1º lugar
Regata 5
9º lugar
Regata 6
10º lugar
Regata 7
2º lugar
Regata 8
3º lugar
Regata 9
3º lugar
Regata 10
3º lugar
Regata da medalha
3º lugar
"Já tinha feito tudo e ganhado tudo o que era possível na Laser e fiquei na classe até mais tarde do que o previsto. Tinha de partir para outro desafio e na Star a longevidade é grande. A decisão de mudar de classe foi acertada. " - Robert Scheidt
"Somos amigos há vários anos e isso ajudou bastante. Temos um código dentro d’água. Procuro falar com ele apenas o necessário nas regatas para não atrapalhar a concentração. Mas sempre dou os toques que acho importantes." - Bruno Prada

Após as três medalhas no pequeno Laser, e oito títulos mundiais, em 2006 Scheidt resolveu migrar, definitivamente, para o Star. Os ajustes para a nova classe foram grandes. Primeiro, deixar o individualismo de lado e passar a velejar com um parceiro. O escolhido foi o amigo de infância Bruno Prada, medalhista pan-americano.

Com a dupla formada, a preparação foi intensa, exatamente a característica que sempre marcou Scheidt na Laser. Em 2006, sua primeira temporada totalmente dedicada ao novo barco, terminou como líder do ranking mundial, após ficar entre os dez primeiros na maioria das regatas que disputou no exterior.

No ano seguinte, conquistou o título do Mundial da Isaf (Federação Internacional de Vela), em Cascais, e garantiu a classificação olímpica para o Brasil. Foi também em 2007 que Torben Grael anunciou que não iria fazer campanha olímpica, para dar sua segunda volta ao mundo, desta vez a bordo do barco sueco Ericsson. O caminho estava livre para Scheidt e Prada assumirem, de vez, a vaga de principal dupla da classe Star no Brasil.

O ano de 2008 começou regular para a dupla. Após uma série de sucessos em 2006 e 2007, terminaram a Bacardi Cup, tradicional prova dos EUA, apenas em sexto lugar, seu pior resultado em quase um ano. Depois, já na semana de vela da Holanda, terminaram em quarto lugar, usando o mesmo equipamento que foi usado em Qingdao. Nessa época, os dois levaram o maior susto da campanha olímpica até agora: o barco escolhido para competir na China não foi aprovado na medição oficial.

Na água, o desempenho de Scheidt e Prada não chegou a ser brilhante. Nos primeiros dias, com dificuldades para achar a regulagem ideal, os dois tiveram resultados decepcionantes, com um décimo e 11º lugares nas duas primeiras regatas. Quando o vento apareceu na raia de Qingdao, porém, os brasileiros mostraram eficiência. Venceram uma prova e, no último dia da fase de classificação, marcaram três terceiros lugares seguidos e acabaram indo para a regata da medalha com chances de ouro.

Publicado no dia 21 de agosto de 2008

Compartilhe: