UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 12h28

Em reprise de Atenas-04, Brasil perde ouro olímpico para os Estados Unidos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Mais uma vez morreu em uma final decidida na prorrogação diante dos Estados Unidos a chance do ouro olímpico no futebol feminino brasileiro. Com um gol de Lloyd marcado logo no início do tempo extra, as norte-americanas derrotaram Marta e cia. por 1 a 0 e levaram o tricampeonato na China. As brasileiras, como em Atenas-04, tiveram de se contentar com a prata.

PRINCIPAIS LANCES
Flávio
Marta foi muito marcada na derrota do Brasil para os EUA nesta quinta-feira
Flávio
Norte-americana comemora a vitória na prorrogação, para desespero de Cristiane
AP
No chão, Marta fica desolada após a confirmação da derrota na final olímpica
Flávio
Brasileiras não esconderam a decepção ao receber a prata no pódio em Pequim
PRIMEIRO TEMPO
30min - Cristiane recebe de Formiga e fica cara a cara com o gol, mas Hope Solo é mais rápida e sai para fazer a defesa.
32min - Marta chega pela direita, encara marcação norte-americana, passa por duas, mas finaliza para fora.
SEGUNDO TEMPO
18min - Daniela Alves cobra falta da entrada da área. A volante tenta bater colocado e a bola fica na barreira.
44min - Defesa brasileira falha e norte-americana chega de frente para o gol, mas tenta chute por cobertura e Bárbara salva o Brasil da derrota.
PRIMEIRO TEMPO DA PRORROGAÇÃO
5min - GOOOOOOOOL DOS ESTADOS UNIDOS!!!!! Lloyd recebe na esquerda e chuta. Bola passa embaixo dos braços de Bárbara.
11min - Sozinha, Marta tenta o chute, mas é travada pela adversária. A bola volta para ela, que tenta novamente, mas outra vez é travada.
SEGUNDO TEMPO DA PRORROGAÇÃO
5min - Bola alçada na área no escanteio passa por toda extensão da meta norte-americana, com muito perigo.
9min - Marta cobra falta cruzada. A bola passa por todo mundo e sai rente a trave de Hope Solo.
11min - Em bela jogada individual, Natasha Kai dribla a marcação e chuta na trave.
16min - Na última chance do jogo, Cristiane cabeceia para fora, perto da trave.
VEJA FOTOS DO JOGO
PÁGINA ESPECIAL SOBRE A PRATA
POR QUE NÃO SAIU O OURO?
ESTRELAS REAGEM COM CHORO
"PRATA VALE OURO", DIZ SIMONE
ATLETAS AINDA SEM EXPLICAÇÃO
ALEMANHA FICA COM O BRONZE
BRASIL FICA NO QUASE NOVAMENTE
A vitória ainda representou uma resposta das norte-americanas. Desde a semifinal da última Copa do Mundo, em 2007, que a seleção dos Estados Unidos estava engasgada com a goleada que as tiraram da decisão com a Alemanha. Antes do início dos Jogos de Pequim, parte das jogadoras chegaram a gravar uma propaganda em que desafiavam as brasileiras para uma revanche. Nesta quinta-feira, conseguiram vingança.

Atuais vice-campeãs mundiais e olímpicas, as brasileiras pisaram no gramado do Estádio dos Trabalhadores carregando pela primeira vez o peso do favoritismo em uma decisão e não corresponderam. A equipe ainda trazia consigo a responsabilidade de 'apagar' o fiasco do time masculino. As estrelas de Dunga também sucumbiram ao perder por 3 a 0 para a Argentina nas semifinais.

O time de Jorge Barcellos fez a artilheira do torneio, Cristiane (cinco gols) e vinha de uma boa passagem na primeira fase - duas vitórias e um empate - e uma goleada por 4 a 1 sobre a Alemanha na semifinal, atual bicampeã do mundo e até então melhor defesa com nenhum gol sofrido.

Já os Estados Unidos, por sua vez, com um time recheado de jogadoras universitárias, fez uma campanha irregular até chegar à decisão. As atuais campeãs estrearam com uma derrota para a Noruega por 2 a 0, suaram para bater o Japão (1 a 0) e precisaram da prorrogação para passar pelo Canadá nas quartas-de-final.

As norte-americanas só conseguiram mostrar um grande futebol nas semifinais, mesma fase em que brasileiras se consolidaram como favoritas ao ouro. Para chegar à decisão, os Estados Unidos viraram o jogo para cima das japonesas, grande surpresa do torneio, com uma vitória por 4 a 2.

O encontro das duas finalistas em Pequim aconteceu sob chuva, o que diminuiu o ímpeto ofensivo das duas equipes durante boa parte do primeiro tempo. O jogo cauteloso ficou interessante assim que a água deu trégua.

Primeiro foi Cristiane, que recebeu enfiada de bola de Formiga, mas perdeu para a goleira Solo no momento da conclusão. Pouco depois, Marta aproveitou bobeada da defesa para roubar a bola em velocidade e mandar perto da trave esquerda da goleira dos Estados Unidos.

As norte-americanas não conseguiram fazer qualquer ameaça real à meta de Bárbara durante os primeiros 45 minutos e o Brasil, em jogadas de velocidade pelas alas, ainda concentraram os momentos de maior emoção na etapa inicial.

A superioridade brasileira prosseguiu no segundo tempo, com o time fazendo a bola correr no gramado ainda molhado. Mas, se as norte-americanas sofriam para criar, Marta e cia. encontravam problemas para finalizar as jogadas criadas pelos lados do campo.

No melhor lance brasileiro do segundo tempo, Marta fez a bola passar pelo meio de duas zagueiras e chutou forte à queima-roupa da goleira Solo, que espalmou.

Depois disso foi a vez de Bárbara salvar. Os Estados Unidos tomaram o controle do jogo e conseguiram quatro lances de perigo que quase selaram uma nova derrota ainda no tempo regulamentar. Brilhou então a estrela da camisa 12 brasileira, que salvou os quatro lances com defesas milagrosas.

Na prorrogação, porém, as norte-americanas garantiram o ouro mais uma vez. Logo aos 5min, Lloyd recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A goleira Bárbara, desta vez, não conseguiu evitar.

No final, o Brasil foi para cima com tudo e criou chances fantásticas, Mas não conseguiu acertar. Assim, a geração de Marta, Cristiane, Formiga e Daniela Alves disse mais uma vez adeus ao título olímpico.

As esperanças de uma medalha de ouro no esporte coletivo feminino em Pequim se concentram agora na equipe de vôlei de José Roberto Guimarães, que avançou à decisão ao passar pela China por 3 sets a 0. A equipe decidirá a medalha justamente contra os Estados Unidos.

Brasil
Bárbara; Érika, Renata Costa, Tânia Maranhão; Simone Jatobá (Rosana), Daniela Alves (Fabiana), Formiga (Francielle), Ester, Maycon; Marta e Cristiane.
Técnico: Jorge Barcellos

Estados Unidos
Solo; Mitts, Rampone, Markgraf, Chalupny; Tarpley (Cheney), Boxx, O'Reilley (Natasha Kai) e Lloyd; Hucles e Rodriguez (Cox)
Técnico:Pia Sundhage

Data: Quinta-Feira, 21/08/2008
Local: Estádio dos Trabalhadores
Arbitragem: Dagmar Damkova (TCH)
Auxiliares: Maria Luiza Villa Gutierrez (ESP) e Hege Steinlund (NOR)
Cartões amarelos: Mitts (EUA)
Gols: Lloyd, aos 5min do primeiro tempo da prorrogação.

Compartilhe: