UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 08h50

Alemanha se reabilita e conquista o terceiro bronze olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Alemanha conseguiu se reerguer após a derrota acachapante para o Brasil pelas semifinais e faturou a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim com uma vitória por 2 a 0 sobre o Japão. Foi o terceiro lugar consecutivo das atuais campeãs mundiais nos Jogos. Elas já haviam ficado fora da decisão em Sydney-00 e Atenas-04 e só não subiram ao pódio do futebol feminino em Atlanta-96, no primeiro ano da modalidade.

DUPLA DECISIVA PELO BRONZE
REUTERS/Issei Kato
No primeiro tempo, a goleira Nadine Angerer conteve as investidas do Japão
AP Photo/Luca Bruno
Já na segunda etapa, Bajramaj, com dois gols, definiu a partida para a Alemanha
IMAGENS DA DISPUTA DO BRONZE
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS NO UOL
Passada a goleada por 4 a 1 diante do Brasil, a Alemanha voltou a ser o time de muita marcação e poucos gols, futebol que o grupo comandado por Silvia Neid vinha demonstrando desde o início das Olimpíadas. Das três vitórias que o time alemão havia conquistado antes da semifinal, nenhuma teve mais de um gol no tempo regulamentar. A Alemanha só havia balançado a rede mais de uma vez diante da Suécia, na prorrogação das quartas-de-final (2 a 0).

Ao longo do torneio, a Alemanha em nada fez lembrar o time que se sagrou campeão mundial com 21 gols marcados e nenhum sofrido. Na China, porém, a única equipe que se mostrou capaz de vencer Angerer foi o Brasil. Considerada a melhor camisa 1 do mundo, a goleira foi decisiva na disputa do bronze com três defesas milagrosas quando a partida ainda estava empatada por 0 a 0 no primeiro tempo.

O terceiro bronze consecutivo, entretanto, passou longe de ser um bom resultado para as bicampeãs mundiais. A Alemanha é a única seleção que jamais conseguiu transformar um título na Copa do Mundo em ouro olímpico.

Desde que a Fifa instituiu a competição mundial para as mulheres em 1991, três times diferentes levaram a taça. Os Estados Unidos, campeões na primeira edição e em 1999, conquistaram os Jogos em 1996 e 2004. Já a Noruega, vencedora da edição de 1995, levou o título de Sydney-00.

A decisão do ouro entre Brasil e Estados Unidos está marcada para as 10h, no mesmo Estádio dos Trabalhadores. O confronto remonta a decisão da última Olimpíada, quando as norte-americanas levaram a melhor por 2 a 1. As atuais campeãs, entretanto, têm entaladas na garganta a goleada que as tiraram da decisão da última Copa do Mundo.

O jogo
O Japão, que teve na goleada sobre a Noruega seu melhor momento nos Jogos, iniciou a partida no Estádio dos Trabalhadores disposto a aprontar uma zebra para cima das alemãs. As asiáticas só não saíram na frente porque Angerer não deixou.

A primeira japonesa a tentar o gol foi Miyama, que arriscou chute rasteiro de fora da área, mas viu a oportunidade morrer nas mãos da camisa 1 alemã. Na seqüência, Angerer espalmou para escanteio outro chute distante, agora de Kinga. Na cobrança, a goleira conseguiu ainda tirar bola em cima da linha do gol.

Passado o susto, a Alemanha bem que buscou criar algumas jogadas, mas errou muitos passes e deixou a atacante Prinz isolada na frente. A jogadora eleita a segunda melhor do mundo pela Fifa praticamente não tocou na bola durante a etapa inicial.

As alemãs conseguiram melhorar no segundo tempo. Passaram a sofrer menos sustos, mas os erros de passe impediram a criação da maioria dos contragolpes. O Japão, por sua vez, tentou levar perigo em jogadas ensaiadas e cobranças de falta da intermediária, mas não conseguiu concluir em gol.

O jogo se manteve equilibrado até que, aos 24min, Garefrekes recebeu cruzamento da direita e escorou de cabeça. A goleira Fukumoto saltou e conseguiu espalmar. No rebote, Bajramaj, que havia acabado de entrar, chutou forte da esquerda para marcar.

Na etapa final, Bajramaj fez mais um para a Alemanha e garantiu o bronze, mantendo o país no pódio olímpico.

Alemanha
Angerer; Stegemann, Babett Peter, Krahm, Hingst; Behringer (Bajramaj), Lingor, Laudher (Mbabi), Garefrekes; Smisek (Pohlers) e Prinz
Técnico: Silvia Neid

Japão
Fukumoto; Kinga, Ikeda, Iwashimizu; Yano, Miyama, Sawa, Hara (Arakawa), Sakaguchi; Ohno (Maruyama) e Nagasato.
Técnico: Norio Sasaki

Data: Quinta-Feira, 21/08/2008
Local: Estádio dos Trabalhadores
Arbitragem: Estela Alverez (ARG)
Auxiliares: Rita Muñoz (MEX), Tempa Ndah (BEN)
Cartões amarelos: Laudher (ALE) e Kinga (JAP)
Gols: Bajramaj, aos 24min do primeiro tempo e aos 42min do segundo tempo.

Compartilhe: