UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 23h54

Márcio e Fábio Luiz vencem duelo brasileiro e vão à final do vôlei de praia

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O Brasil definiu nesta terça-feira qual será o seu representante na final do vôlei de praia masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim. Márcio e Fábio Luiz venceram Ricardo e Emanuel por 2 sets a 0 (22-20 e 21-18) nas semifinais e se credenciaram para disputar a medalha de ouro.

MÁRCIO/FÁBIO LUIZ NA FINAL
Sergio Moraes/Reuters
Ricardo e Emanuel tiveram dificuldades no passe e no saque e acabaram derrotados
Crédito
Fábio Luiz (f) e Márcio aproveitaram e construíram a vitória por 2 sets a 0
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
BRASILEIROS DA GEÓRGIA PERDEM
LEIA MAIS SOBRE VÔLEI DE PRAIA
SUPERIORIDADE RECONHECIDA
FARPAS ANTES DA DECISÃO
POLÊMICA AJUDA BRASILEIROS?
"SUCO GUMMI" ALIMENTA FÁBIO
Na final, marcada para 0h de sexta-feira, Márcio e Fábio Luiz vão enfrentar os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers, que na outra semifinal eliminaram os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão. A disputa do bronze acontecerá às 22h de quinta com as duas duplas perdedoras.

Márcio e Fábio Luiz vão tentar o segundo título brasileiro no vôlei de praia masculino. Em Atenas-2004, a medalha de ouro ficou justamente com Ricardo e Emanuel, pentacampeões do Circuito Mundial.

Pelo retrospecto, Ricardo e Emanuel eram considerados favoritos no confronto, mas Márcio e Fábio Luiz se superaram na Arena de vôlei de praia de Chaoyang e, com méritos, ficaram com a vaga na decisão.

A partida entre os brasileiros foi marcada pelo excessivo número de erros. Enquanto Ricardo e Emanuel falharam bastante no saque e no passe, Fábio Luiz e Márcio pecaram um pouco nos contra-ataques.

"Eles merecem ir para a final. A gente não conseguiu fazer os pontos que precisava. E eles bloquearam bastante", analisou Emanuel, que assim que acabou a partida viu Fábio Luiz correr pela arena com a bandeira brasileira nas mãos.

Márcio e Fábio Luiz começaram o jogo mais ligados. Um ataque de Márcio e dois bloqueios do grandalhão Fábio Luiz, que tem 2,04 m de altura, deixaram a dupla com vantagem de 3 a 0 no marcador.

A diferença foi crucial para que Márcio e Fábio Luiz administrassem o jogo. Eles chegaram a abrir seis pontos de vantagem (14-8) antes da reação de Ricardo e Emanuel.

Os campeões olímpicos chegaram a empatar o confronto em 19 a 19 após Ricardo acertar uma bola no fundo da quadra. Mas Márcio e Fábio Luiz souberam controlar os nervos e parar a reação adversária. Um erro de Ricardo definiu a parcial em 22 a 20.

O equilíbrio se manteve nos primeiros pontos do segundo set. Márcio e Fábio Luiz fizeram 8-5, mas um bloqueio de Ricardo diminuiu a diferença para 8-7. Entretanto, novamente Márcio e Fábio Luiz souberam controlar a reação rival. Um ataque para fora de Ricardo acabou com o jogo em 21-18.

O lance que definiu a semifinal foi polêmico. Ricardo reclamou que a bola bateu no bloqueio de Fábio Luiz antes de sair. "Tocou, ele vai dizer se você perguntar", disse Ricardo. O próprio jogador resolveu perguntar para Fábio Luiz. "Não tocou", respondeu o finalista, piscando o olho.

Compartilhe: