UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 10h30

China repete Atenas, elimina Rússia e vai pegar Brasil na semi do vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Rússia e China fizeram nesta terça-feira uma reedição da final feminina de vôlei de Atenas-2004. E tal como daquela vez, as chinesas, agora jogando em casa e pelas quartas-de-final, bateram as adversárias. A vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 27-25 e 25-19, levou o time anfitrião às semifinais dos Jogos de Pequim, exatamente no caminho do Brasil. O duelo será na próxima quinta-feira, ainda sem horário definido.

FIVB/Divulgação
Chinesas precisaram de apenas 3 sets para superar a Rússia e avançar à semi
FIVB/Divulgação
Duelo desta terça foi uma reedição da final de 2004, também vencida pela China
IMAGENS DAS QUARTAS-DE-FINAL
BRASIL PASSA FÁCIL PELO JAPÃO
TIME AINDA QUER MELHORAR
CUBA VAI À 5ª SEMI CONSECUTIVA
NOTÍCIAS DE VÔLEI
O êxito chinês por 3 a 0 repetiu o que já havia acontecido nas outras duas partidas de quartas-de-final. Cuba, invicta até agora, avançou sem perder sets para a Sérvia. O mesmo ocorreu em seguida com o time brasileiro, que, aliás, não perdeu uma parcial sequer ao longo da competição. Itália e Estados Unidos disputam a última vaga nas semifinais ainda nesta terça, às 11h (de Brasília).

A vitória chinesa também acabou com a chance de as brasileiras reviverem uma semifinal olímpica ante a Rússia. Em 2004, o encontro foi traumático para o Brasil, com as russas vencendo o jogo de virada. Agora, as européias estão eliminadas.

Ao longo do torneio em Pequim, a China não vinha fazendo grandes apresentações, tendo se classificado em terceiro lugar após derrotas para Cuba e Estados Unidos. Nesta terça, porém, as anfitriãs abusaram da velocidade nos ataques, o que é a marca registrada da equipe, e se aproveitaram da pane que assolou praticamente todo o time russo, especialmente a levantadora Sheshenina, em péssimo dia, e a ponteira Sokolova.

Após abrirem quatro pontos logo de cara com dois ataques certeiros de Gamova e dois pontos de erros adversários (4-0), as russas viram a China empatar e virar em seguida (13-12), em bom ataque de Juan Li. A partir daí, os dois times iniciaram uma série de viradas sucessivas.

A virada crucial, porém, veio no 23-22 favorável às chinesas. As donas da casa não perderam mais o serviço e fecharam com 25-22, em erro de ataque da oposta russa Gamova.

O segundo set começou exatamente como o primeiro, com as chinesas tendo que correr atrás no marcador. E, mais uma vez, a equipe mostrou poder de reação. Com cinco pontos consecutivos, a China virou para 6-4 um jogo que perdia por 4-1. Em um bloqueio simples de Gamova em cima de Yang, porém, a Rússia retomou a ponta (11-10).

As européias dispararam no placar novamente, abrindo três pontos de vantagem. Mas com um ace de Wang, as chinesas voltaram a empatar, virando logo em seguida com um bloqueio de Yunwen Ma em cima de Fateeva (20-19).

Com nova virada, as russas foram as primeiras a chegar ao set point (24-22), tendo duas chances de fechar o set. As chinesas, porém, não apenas evitaram a derrota como ainda viraram mais uma vez e fecharam em 27-25 após três erros consecutivos de Sokolova e uma falha no levantamento de Sheshenina.

As russas voltaram mais atentas para o terceiro set, sobretudo no bloqueio e na defesa. Dessa maneira, conseguiram segurar uma boa vantagem no placar até permitirem a virada chinesa na reta final (18-17). Ao contrário das outras etapas, porém, a China não perdeu mais a ponta no marcador, ampliando sua diferença para três pontos (21-18) e fechando com 25-19 em ataque para fora de Gamova.

Compartilhe: