UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 00h47

Cuba bate Sérvia em 3 sets e é a primeira semifinalista do vôlei feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção cubana feminina de vôlei garantiu nesta terça-feira vaga em sua quinta semifinal olímpica consecutiva. As comandadas do técnico Antonio Perdomo precisaram de apenas três sets para derrotar a Sérvia, conseguir sua sexta vitória em seis partidas e avançar nos Jogos de Pequim.

AFP/Kazuhiro Nogi
Ramirez e Carrillo bloqueiam ataque da sérvia Nikolic no último ponto da partida
AFP/Kazuhiro Nogi
Cubanas comemoram classificação para
sua quinta semifinal olímpica consecutiva
IMAGENS DAS QUARTAS-DE-FINAL
TABELA DAS FINAIS FEMININAS
NOTÍCIAS DE VÔLEI
MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICOS
Na próxima fase, a equipe da América Central encara quem vencer do confronto entre Itália e Estados Unidos, duelo agendado para as 11h desta terça-feira (horário de Brasília). Caso as italianas passem, o encontro com Cuba terá um atrativo a mais. Aguero, principal jogadora do time europeu, é uma cubana naturalizada, e a uma semana das Olimpíadas esteve envolvida em nova polêmica com seu país-natal, que não a deixou visitar a mãe doente.

As parciais de 26-24, 25-19 e 26-24 mostram que o time sérvio deu muito trabalho às cubanas, apesar de não ter vencido sets. A equipe européia teve a maior pontuadora do jogo, a atacante Jovana Brakocevic, com 16 acertos, mas isso não foi suficiente para evitar a derrota diante das tricampeãs olímpicas (Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000) e atuais medalhistas de bronze (Atenas-2004).

No primeiro set, as cubanas assumiram a dianteira logo no início do duelo, mas permitiram duas viradas sérvias, até que retomaram a ponta no marcador exatamente a um ponto do final, 24-23. As européias salvaram o primeiro set point em ataque forte de Brakocevic, mas Cuba fechou com 26-24 em um saque de Carrillo que destruiu a defesa sérvia.

A segunda etapa começou com uma folga maior de Cuba no marcador, chegando a abrir quatro pontos logo de cara (4-0). Ao longo do set, a diferença foi aumentando, culminando em sete pontos a favor das cubanas (12-5). As sérvias até tentaram, mas não conseguiram reduzir a vantagem das adversárias, que fecharam com 25-19 em um erro de saque de Brakocevic.

Apesar de deslanchar na primeira metade do terceiro set, o time cubano permitiu uma incrível reação das sérvias, mas, novamente, virou na reta final, com 24-23. Nikolic, em um ataque, salvou o primeiro match point, mas um bloqueio certeiro de Carrillo em cima da mesma atacante sérvia definiu o set, 26-24, e a partida, 3 a 0.

A Sérvia se despede dos Jogos Olímpicos com uma campanha muito aquém das expectativas. De seis partidas, o time venceu apenas dois, ambos na primeira fase contra a fraca Argélia e a mediana seleção do Cazaquistão.

Compartilhe: